Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Pará retira tapumes para população acompanhar avanço das obras na Avenida Duque de Caxias

Trecho de 450 metros conta com ciclovia revitalizada, área de lazer, acessibilidade e novo mobiliário urbano para pedestres e ciclistas

Por Gustavo Pêna (SEOP)
01/07/2025 20h00

O Governo do Pará retirou os tapumes das Quadras que formam a primeira etapa das obras de requalificação da Avenida Duque de Caxias, mais um legado da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30) em Belém. Desde o início desta semana, o trecho entre as travessas Antônio Baena e Humaitá pode ser observado pela população com melhorias que incluem a revitalização da ciclovia, pista de passeio, espaços de esporte, lazer e convivência.

“Hoje é um dia especial para os usuários da Duque de Caxias. Estamos retirando os tapumes dos primeiros 450 metros desse importante espaço de Belém e que também será um dos corredores da COP30, legado da realização do evento na nossa capital. A obra inclui intervenções de acessibilidade, novos equipamentos públicos, paisagismo e urbanização, garantindo mais segurança e conforto para a população”, afirmou o secretário de Obras Públicas do Pará, Ruy Cabral.

Nesta primeira etapa das obras são revitalizadas a ciclovia da avenida e construída uma pista de passeio para pedestres no canteiro central, áreas de lazer com academia ao ar livre, bancos, lixeiras, mesas de jogos, locais para piquenique e espaço pet. Na Travessa Humaitá, foi instalada uma travessia coberta, que oferece abrigo contra sol e chuva, além de gerar conforto e promover mais um ponto de descanso.

As intervenções ainda incluem a pavimentação asfáltica e sinalização da via, revitalização das rotatórias, instalação de canteiros com floreiras, drenagem, piso com acessibilidade tátil, plantio de grama e mudas e nova iluminação.

Moradores e trabalhadores da região já percebem as melhorias. “Sempre atravesso nesse trecho e fiquei surpreso com a estrutura de espera que foi instalada. Vai ser importante, principalmente por causa da chuva e do sol forte. É um lugar para a gente se abrigar. Também vi como tudo melhorou para pedestres e ciclistas. O Governo do Estado está de parabéns por fazer uma obra assim em benefício da população”, disse o promotor de vendas Orlando Moreira, de 50 anos.

O gráfico Isael Santos, de 36 anos, também aprovou os serviços executados por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop). “Só hoje é a terceira vez que estou passando de bicicleta por aqui. É uma construção bem feita, pavimentada e com a qualidade que a gente precisa. Sempre passava aqui e não tinha essa estrutura como está hoje, muito melhor do que antes. É a inovação que anteriormente, nos outros governos, não tinha. O que tem agora está com qualidade, aprovado”, avaliou.

Mobilidade urbana
Com 2,5 quilômetros de extensão total e 5 mil metros de pista de rolamento, a Avenida Duque de Caxias é uma via estratégica para a mobilidade na área central da capital, que absorve boa parte do trânsito da região. Além de estar localizada próxima ao Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia e ao Parque da Cidade, principais polos de agendas da COP30, também funciona como rota alternativa para o Aeroporto Internacional de Belém.

As intervenções que buscam otimizar a mobilidade urbana, a acessibilidade e a funcionalidade da capital paraense contemplam ainda outras vias, como as avenidas Dr. Freitas, Pedro Álvares Cabral, Senador Lemos, Almirante Tamandaré e Visconde de Souza Franco, além das ruas Belém e Municipalidade. Diversos bairros do município e seus distritos estão incluídos no conjunto de obras de pavimentação e requalificação viária para a COP30.

As obras são fruto de um convênio firmado entre o Governo do Pará e o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional, com obras em centenas de ruas e avenidas de Belém. Os serviços abrangem pavimentação, terraplenagem, drenagem, calçadas, sarjetas, meio-fio e sinalização.