Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Premiado drama francês “Jovens Amantes” estreia nesta quinta-feira (03) no Cine Líbero Luxardo.

A programação da semana ainda conta com a estreia do drama europeu "Pedaço de Mim" e a dobradinha do nacional "O Silêncio das Ostras"

Por Aycha Nunes (FCP)
02/07/2025 13h59
Jovens Amantes

Iniciando nesta quinta-feira (3), a nova programação do Cine Líbero Luxardo, localizado em Belém, vai exibir dois filmes europeus dirigidos por mulheres: os longas "Jovens Amantes" de Valeria Bruni Tedeschi e "Pedaço de Mim" dirigido por Anne-Sophie Bailly.  Além do longa brasileiro dirigido por Marcos Pimentel, "O Silêncio das Ostras". Os filmes ficam em cartaz até a próxima quarta-feira (10).

Selecionado para a competição oficial do Festival de Cannes e indicado a sete prêmios César, o drama francês "Jovens Amantes" (Les Amandiers) conta com a direção de Valeria Bruni Tedeschi, que se inspira em suas próprias experiências para retratar a juventude, a efervescência artística e os desafios do amadurecimento.

Jovens Amantes

Ambientado no final dos anos 1980, o filme acompanha um grupo de jovens admitidos em Les Amandiers, prestigiada escola de teatro nos arredores de Paris. Ali, entre aulas de arte dramática e o fascínio pelo palco, os estudantes vivenciam os primeiros amores, descobertas, inquietações e perdas, mergulhando intensamente nas emoções e contradições do início da vida adulta.

Semi-autobiográfico, o longa é baseado na vivência de Tedeschi e de colegas da época. "Jovens Amantes" ainda se destaca como uma das poucas produções dirigidas por mulheres selecionadas para a mostra principal do Festival de Cannes em sua edição. Entre os reconhecimentos que recebeu, destaca-se o prêmio César de Melhor Atriz Revelação para Nadia Tereszkiewicz.

Pedaço de Mim

"Pedaço de Mim", protagonizado por Laure Calamy, também chega às telonas

Outro destaque da semana é o drama "Pedaço de Mim", primeiro longa-metragem da diretora francesa Anne-Sophie Bailly. Exibido na edição 2024 do Festival de Veneza, o filme integrou a Mostra Orizzonti, uma das seções competitivas mais prestigiadas do evento.

Estrelado por Laure Calamy, vencedora do César de Melhor Atriz em 2021 por "Minhas Férias com Patrick", o filme acompanha Mona, uma mulher divorciada que vive com o filho Joël, um jovem adulto neurodivergente. A relação entre os dois, marcada por afeto e cumplicidade, entra em crise quando Mona descobre que a namorada de Joël, também neurodivergente, está grávida.

Além de Calamy, o elenco conta com os jovens atores Charles Peccia Galletto e Julie Froger, ambos atores são neurodivergentes e foram selecionados pela diretora após uma longa pesquisa de elenco. Durante o filme os jovens apresentam uma atuação sensíveis que foi muito elogiada pela crítica internacional.

Silêncio das Ostras

Dobradinha de "O Silêncio das Ostras".

Primeiro longa-metragem de ficção do premiado documentarista Marcos Pimentel, "O Silêncio das Ostras" estreou em junho, abordando perdas humanas e tragédias ambientais em Minas Gerais. Estrelado por Bárbara Colen e Lavínia Castelari, o filme foi destaque na 26ª edição do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.

Combinando narrativa ficcional e imagens reais dos desastres ambientais ocorridos nas cidades mineiras de Mariana e Brumadinho, o longa acompanha a trajetória de Kaylane, jovem criada em uma vila de operários de uma mineradora. Após uma série de perdas, ela luta para sobreviver e resistir em meio à lama, à poeira e ao silêncio que a cerca.

A obra emociona pela sensibilidade com que retrata os impactos da mineração em pequenas comunidades, questionando os limites entre ficção e realidade.

Confira a programação:

03/07
15h30: O SILÊNCIO DAS OSTRAS
17h50: PEDAÇO DE MIM
19h40: JOVENS AMANTES

04/07
15h30: O SILÊNCIO DAS OSTRAS
17h50: JOVENS AMANTES
20h10: PEDAÇO DE MIM

05/07
15h30: O SILÊNCIO DAS OSTRAS
17h50: PEDAÇO DE MIM
19h40: JOVENS AMANTES

06/07
15h30: O SILÊNCIO DAS OSTRAS
17h50: JOVENS AMANTES
20h10: PEDAÇO DE MIM

07/07
15h20: PEDAÇO DE MIM
17h10: JOVENS AMANTES
19h30: PROJETO JANELAS: DASEIN, 15 min

08/07
15h30: O SILÊNCIO DAS OSTRAS
17h50: PEDAÇO DE MIM
19h40: JOVENS AMANTES

09/07
15h30: O SILÊNCIO DAS OSTRAS
17h50: JOVENS AMANTES
20h10: PEDAÇO DE MIM

Serviço: 

Cine Líbero Luxardo 
Local: Centur, sede da Fundação Cultural do Pará (FCP) - Avenida Gentil Bittencourt, nº 650, Bairro Nazaré - Belém. 
Ingresso: Inteira: R$ 12,00 | Meia: R$ 6,00. Pagamento apenas em dinheiro. 
A bilheteria abre uma hora antes das sessões. Lotação: 98 lugares. 
Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas na sala de exibição.

Texto: Maurício Carvalho