Governo do Pará investe em tecnologia de reconhecimento facial para acesso do torcedor no Mangueirão
Estado investe na aquisição de 106 leitores de Reconhecimento Facial, para instalação nas catracas de acesso ao estádio. A nova tecnologia está em processo de implementação

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), reafirma seu compromisso com a inovação e segurança do torcedor, investindo na aquisição de 106 leitores de Reconhecimento Facial, para instalação nas catracas de acesso do Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão. A nova tecnologia está em processo de implementação. Conforme aponta a Lei Geral do Esporte (Lei Nº 14.597/2023), para o controle e a fiscalização de acesso do público a Arena Esportiva com capacidade acima de 20 mil pessoas.
O sistema vai contar com meio de monitoramento facial nas catracas, identificação biométrica dos espectadores, assim como haverá central técnica de informações com infraestrutura suficiente para viabilizar o monitoramento por imagem do público presente e o cadastramento biométrico dos espectadores, na lei que entrou em vigor em 2023.
O secretário da Seel, Cássio Andrade, destaca que o reconhecimento facial é importante para a segurança e para facilitar a entrada dos torcedores. “A implementação do reconhecimento facial no Novo Mangueirão representa um avanço significativo na segurança e na experiência dos torcedores que vão assistir aos jogos no estádio. Nós, do Governo do Pará, através da Seel, estamos sempre procurando garantir o conforto e a segurança. O reconhecimento facial vai trazer muitos benefícios para todos nós”, disse o secretário.
Essa nova tecnologia melhora muito a segurança e a eficiência no acesso ao estádio. O dispositivo de Reconhecimento Facial da empresa Imply, usa tecnologia avançada para analisar e confirmar muitos pontos únicos do rosto de cada pessoa, garantindo alta precisão em menos de 3 segundos. Esse tempo inclui desde a detecção da presença até a liberação da entrada, proporcionando um fluxo rápido e fácil para as pessoas.
Além de melhorar a experiência dos torcedores, o reconhecimento biométrico facial reforça a segurança, tornando o acesso pessoal intransferível, além de dificultar a atuação de cambistas. O sistema será integrado com os clubes, permitindo que, estando cadastrado, o torcedor possa comprar o ingresso ou ainda não cadastrado possa fazer o seu cadastramento pela plataforma da tíqueteira do Clube (estando integrada), ou pelo portal do Governo do Pará, através da Seel, a sua biometria facial de forma online. Assim, o acesso ao estádio ocorre sem a necessidade de ingressos físicos ou cartões, sendo o rosto do torcedor a sua própria credencial.
“É importante frisar que isso mitiga as possibilidades de fraudes, de cambismo, de ingressos falsos, uma série de inconvenientes que ainda hoje fazem parte do universo de acesso às arenas esportivas brasileiras. É muito orgulho para nós, que fazemos o Mangueirão a partir do secretário Cássio, e esse investimento do governador do Estado, Helder Barbalho, no sentido de dotar a nossa principal praça esportiva deste equipamento, que é uma exigência da Lei Geral do Esporte, mas que vem atender uma necessidade do torcedor paraense, que é um apaixonado pelo futebol, um apaixonado pelos eventos esportivos. Posteriormente, vamos conversar também com as empresas que fazem shows aqui no estádio, considerando que o Mangueirão é uma arena multiuso, que recebe muitos shows, para que elas também possam se integrar à essa modernidade. Importante frisar: o arquivo vai interagir com o sistema de segurança pública, possibilitando também que possamos identificar pessoas que tentam acessar o estádio de forma fraudulenta ou que estejam envolvidos em eventos criminosos”, disse o gerente de Segurança do Estádio Mangueirão, coronel Cláudio Santos.
O que muda com a nova tecnologia de reconhecimento facial?
O acesso ao estádio será facilitado pela tecnologia de reconhecimento facial. Esqueça os bilhetes de papel, cartões ou senhas. A biometria facial vai tornar a vida dos torcedores mais fácil.
Como funciona? - O processo de reconhecimento é fácil de entender e acontece em duas etapas simples:
Cadastro da biometria facial via celular: é rápido e simples. Você pode fazer o cadastro em qualquer celular com câmera frontal e leva poucos segundos.
Reconhecimento imediato: a identificação do torcedor ocorre em questão de segundos, garantindo um acesso ágil e seguro.
O que muda na vida do torcedor? - O impacto da Lei Geral do Esporte no cotidiano do torcedor será significativo, trazendo mudanças tanto na segurança quanto na comodidade ao frequentar os estádios.
Agilidade e conforto no acesso: 40% dos acessos nas partidas acontecem 30 minutos antes de um jogo. Com o reconhecimento facial, o processo de entrada se torna muito mais rápido. Para o torcedor, isso significa menos tempo nas filas e mais tempo aproveitando a experiência do jogo.
Ao invés de apresentar ingressos impressos, documentos e passar por verificações demoradas, o sistema automaticamente reconhece o rosto do torcedor em poucos segundos, garantindo um acesso quase instantâneo ao estádio. “Os torcedores conseguem entrar no estádio em até dois segundos. Essa tecnologia moderniza ainda mais o nosso Mangueirão”, disse o secretário Cássio Andrade.
Segurança reforçada: a nova lei foi criada para responder ao aumento das preocupações com a segurança nos grandes eventos esportivos. A tecnologia de reconhecimento facial possibilita a identificação de indivíduos com pendências judiciais ou processadas pela Justiça. Com isso, o torcedor poderá se sentir mais protegido dentro do estádio, com menor risco de episódios de violência ou práticas ilegais.
Combate ao cambismo e a falsificação: outro impacto importante para o torcedor é a redução do cambismo e da venda de ingressos falsificados. O reconhecimento facial permite um controle específico de quem realmente possui os ingressos, já que o acesso será autorizado apenas com a identificação facial. Isso significa mais transparência e menos prejuízos para o torcedor, que poderá confiar que seu ingresso lhe garante entrada segura e exclusiva.
Melhoria da experiência geral no evento: A implementação dessa tecnologia torna o estádio mais seguro, organizado e com menos filas, proporcionando uma experiência mais agradável para o público. Eventos esportivos, que muitas vezes podem ser uma fonte de tensão, passam a ser vivenciados de forma mais tranquila, com o foco total no jogo e na diversão.
Para utilizar o sistema, o torcedor precisará realizar o cadastro prévio da biometria facial no site do Governo do Pará e da Seel, através do link que será disponibilizado em breve. No dia do jogo, apenas será necessário posicionar o rosto em frente ao equipamento de identificação na catraca para liberação da entrada, sem necessidade de apresentar ingresso. O processo é rápido, intuitivo e obrigatório para todos.
Mangueirão mais conectado e seguro: Com o reconhecimento facial, o Mangueirão adentra uma nova fase na gestão de eventos esportivos, unindo tecnologia e entretenimento para oferecer ao torcedor uma experiência inovadora.
Veja como realizar o cadastro - Para realizar o cadastro será disponibilizado um link nos canais de comunicação do Governo do Pará e Seel, onde o torcedor poderá se cadastrar através do celular, seguindo os passos seguintes:
· Insira seus dados corretamente, incluindo um e-mail válido;
· Tenha em mãos um documento oficial com foto (RG ou CNH);
· Passaporte é obrigatório para estrangeiros;
· Para escanear seu rosto, escolha um local bem iluminado;
· Evite usar acessórios como chapéus e óculos.
Pronto! Cadastro realizado!