Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE
English Version

Tartarugas do Mangal das Garças ganham novo lar em São Paulo

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
04/07/2025 21h35

Na madrugada do dia 3 de julho de 2025, quinta-feira, o Parque Zoobotânico Mangal das Garças, localizado em Belém do Pará, enviou duas tartarugas para o Zooparque de Itatiba, em São Paulo. O parque belenense possui uma parceria firmada com o Zooparque, que atualmente está preparando um novo espaço de visitação com répteis de todo o Brasil.

As tartarugas enviadas foram da espécie Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa) e, por pesarem mais de 20 quilos, foram transportadas de avião. Todo o processo foi certificado em conjunto com o IBAMA e a SEMAS municipal. “Como esses animais são realmente nascidos no Mangal, a documentação está em dia, para garantirmos que estão saudáveis”, comenta Camilo Gonzalez, veterinário do Parque Zoobotânico Mangal das Garças.

O veterinário conta que foi um desafio construir as caixas de transporte adaptadas, pois, como são animais aquáticos, a viagem exige mais cautela. “A gente fez um processo de colocar óleo mineral em todo o corpo deles para não desidratarem. Então, ficaram todos lambuzados em óleo mineral e colocamos um colírio que mantinha os olhos úmidos.”

Os bichinhos chegaram em São Paulo em segurança e agora passam por um período de observação e quarentena antes de se unirem às outras tartarugas do recinto.

O Mangal das Garças realiza um trabalho com tartarugas da Amazônia de diversos tamanhos. Com uma grande população, o complexo consegue enviar espécies para outros lugares. O novo lar das tartaruguinhas já está adequado para recebê-las, com controle climático e muitos cuidados.

A parceria entre o Zooparque e o Mangal existe desde 2023, com muita troca de conhecimento. Recentemente, o veterinário do Mangal esteve presente, durante 15 dias, em um treinamento com técnicos e funcionários do parque paulista. Além disso, já realizaram intercâmbio de animais, cujo objetivo foi proporcionar o enriquecimento da carga genética nos parques. O Mangal recebeu dois flamingos e dois cisnes-de-pescoço-preto e, em contrapartida, doze guarás e duas arapapás criados no parque foram doados à instituição itatibense.

Serviço - A visitação no Parque Zoobotânico Mangal das Garças ocorre de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. Nas segundas-feiras, o parque fecha para manutenção.

Local: rua Carneiro da Rocha, s/n, no bairro Cidade Velha, em Belém.

Texto por: Bianca Portela - Estagiária da Ascom OS Pará 2000, com supervisão de Beatriz Santos