Teatro Waldemar Henrique recebe experimento cênico “Marionetismo Aurora – O Espetáculo”, de 8 a 10 de julho
Podem participar pessoas a partir dos 14 anos, especialmente artistas de teatro, músicos, artistas visuais, estudantes e curiosos em geral. Não é necessário realizar inscrição prévia

O Teatro Experimental Waldemar Henrique, localizado em Belém, abre suas portas para uma experiência cênica singular: a oficina-performance “Marionetismo Aurora – O Espetáculo”, conduzida pelo artista San Rodrigues. Com entrada gratuita, serão nove sessões distribuídas no dias 08, 09 e 10 de julho, com 3 apresentações diárias às 10h, 15h e 19h.
Diferente de uma oficina tradicional, o evento propõe um formato híbrido entre espetáculo e processo criativo. Não é necessário realizar inscrição prévia e qualquer pessoa a partir dos 14 anos pode participar, especialmente artistas de teatro, músicos, artistas visuais, estudantes e curiosos em geral. Basta chegar e mergulhar no universo poético e artesanal da construção de marionetes.

Ao longo das sessões, o público assiste, em silêncio e com proximidade, a criação de uma marionete feita à mão em tempo real. O palco se transforma em ateliê e confessionário, onde San Rodrigues conduz sua performance com gestos precisos e memórias intensas, utilizando instrumentos como violino, rabeca e alfaia, entre pausas para exercícios físicos e um café coado numa cafeteira antiga.
“A experiência não oferece aulas nem exercícios práticos: trata-se de um espetáculo experimental, uma imersão sensorial e intuitiva no nascimento da arte. A cada sessão, uma nova fase do processo de criação é revelada — desde o primeiro contato com a madeira bruta até a finalização da marionete, atravessada por histórias de infância, ancestralidade e a reconciliação de uma existência ribeirinha com a vida urbana” destaca San Rodrigues.

Aurora, como o nome sugere, trata do nascimento da criação artística. “Vida, morte, vida. Paixão e movimento. Contrição, busca pela paz interior e redenção através do objeto artístico”, explica o artista, que há mais de 15 anos se dedica à arte das marionetes. O projeto do espetáculo vem sendo maturado ao longo dos últimos cinco anos, e chegou ao ponto em que a construção da marionete, que antes levava meses, agora se completa em um único ato cênico.
Serviço:
Oficina-performance “Marionetismo Aurora – O Espetáculo”
Datas: 08, 09 e 10 de julho
Horários: 10h, 15h e 19h (três sessões por dia)
Entrada: Gratuita
Classificação: A partir de 14 anos
Local: Teatro Experimental Waldemar Henrique - Av. Pres. Vargas, 645 - Campina, Belém.
Aberto ao público. Sem necessidade de inscrição.
Com colaboração de Maurício Carvalho /Comunicação FCP