Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Em Salinas, o patrulhamento na extensão das praias do Atalaia e Farol começa às 6h

Município recebeu ações integradas de combate à poluição sonora, ao uso de linhas cortantes em pipas e ao uso garrafas de vidro na areia

Por Roberta Meireles (SEGUP)
14/07/2025 08h38

As ações de fiscalização desenvolvidas no município de Salinópolis, nordeste paraense, durante, no último final de semana, garantiram um lazer seguro aos veranistas e moradores do município. A Operação Verão 2025 com atuação integrada dos órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública, sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), intensificou as fiscalizações, desde a última sexta-feira (11), com ações de combate à poluição sonora, ao uso de linhas cortantes em pipas, e ao uso garrafas de vidro na faixa de areia que causam danos ao meio ambiente, além do patrulhamento ostensivo.

Secretário da Segup, Ualame Machado, ressaltou o bom resultado do trabalho: "Apesar da movimentação intensa e programações variadas que ocorreram neste final de semana nas praias do município de Salinas, nós seguimos com tranquilidade em relação a ocorrências", disse ele. 

“Estamos com ações da Operação Verão desde 28 de junho, mas as equipes, que estão atuando nas estradas, em campo e no monitoramento, observando o aumento do fluxo de pessoas em Salinas a cada final de semana que passa. Neste, em específico, várias programações atraíram mais pessoas para a região, no entanto, a tranquilidade e segurança se mantiveram dentro do planejado, sem registros de crimes graves. Vamos seguir com as ações intensificadas para que todos tenham um lazer seguro e a paz social seja mantida até o final do veraneio”, afirmou o secretário de segurança pública. 

Operação Rescaldo

A primeira ação desenvolvida no início da manhã de sábado, domingo e nesta segunda-feira (12 a 14), iniciou às 5h30 com o patrulhamento na extensão das praias do Atalaia e Farol Velho, à fim de realizar uma “varredura” para o encerramento e retirada dos sons automotivos que ainda se encontravam na faixa de areia das praias, em cumprimento a decisão judicial que permite a permanência desses veículos somente entre 18h e 6h. 

O patrulhamento iniciou todos os dias após um briefing realizado no Centro Integrado de Comando e Controle, percorrendo desde a ponta da Sofia e finalizado na rampa de acesso à praia. Seguindo na extensão da praia do Farol Velho.

Na manhã de sábado (12), cerca de 8 veículos ainda se encontravam na faixa de areia, todos já com os sons desligados, saindo imediatamente após a chegada das equipes de fiscalização. Já no domingo (13), mais de 20 veículos com sons automotivos foram abordados e orientados a deixarem também a faixa de areia da praia. Os que ainda estavam com sons ligados, desligaram os equipamentos e liberaram a faixa de areia das praias, sem intercorrências.

A ação seguiu ainda na manhã desta segunda-feira, com tranquilidade e já sem movimentação de veículos na faixa de areia das praias. “Para garantir o cumprimento da determinação judicial, além de liberar a faixa de areia para o início do balizamento com as bandeirolas colocadas pela Segup para o ordenamento do trânsito na praia durante o dia, nosso patrulhamento inicia às 6h, integrando todas as forças do Sistema de Segurança, orientando a saída dos veículos com som automotivo que ainda estiverem na praia, assim como a retirada de lixos produzidos por eles do local, para que possamos manter a ordem e a preservação da praia. Nesse final de semana não tivemos nenhum problema durante as abordagens, eles geralmente estão desligando o som no horário determinado e se ainda estiverem na faixa de areia após a nossa orientação se retiram em cumprimento a determinação judicial”, explicou o coordenador de Operações da Segup, tenente coronel Celton Moraes. 

Ações no Domingo (13)

Após a Operação Rescaldo nas primeiras horas da manhã de domingo, as equipes seguiram atuando durante todo o dia com patrulhamentos na extensão das praias, a fim de coibir delitos, fazer o monitoramento e ainda, fiscalizar o uso de garrafas de vidro na faixa de areia, assim como o uso de linhas cortantes. 

Durante a manhã, equipes integradas apreenderam alguns carretéis e rolos de linhas com cerol sendo utilizadas em pipas, cumprindo a legislação e prevenindo qualquer acidente que pudesse ocorrer. 

Cumprimento do mandado de prisão no bairro Bom Jesus

Ocorrências 

Com uma equipe da Polícia Civil atuando no registro de ocorrências dentro do CICC instalado na praia do Atalaia, a celeridade nos atendimento está garantida. Apesar do grande número de pessoas presentes na praia do Atalaia no final de semana, de sexta-feira (11), até a noite deste domingo (13), foram registradas somente três ocorrências de furto simples na Base da Polícia Civil instalada no CICC do Atalaia. Além disso, também foram feitos dois Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) contra dois homens que cometeram infrações ao trafegarem e estacionarem duas motocicletas na área de preservação ambiental do Monumento Natural Atalaia (Mona), onde é expressamente proibido o tráfego e o estacionamento de veículos automotores, conforme o Decreto Estadual nº 2.077, de 23 de maio de 2018.

O Grupamento de Busca e Recaptura (GBR) da Polícia Penal efetuou ainda no sábado (12), um cumprimento de uma mandando de prisão conta um homem evadido do sistema prisional no bairro Bom Jesus. Com o homem, foram apreendidas uma quantidade de maconha e cocaína. 

Corpo de Bombeiros Militar 

Os militares do Corpo de Bombeiros atuaram no monitoramento, prevenção e atendimento pré-hospitalar nas praias. De sexta-feira (11) até o final do atendimento neste domingo (13), foram registrados 28 acidentes com animal marinho, o atendimento de 12 criança perdidas dos responsáveis,  21 atendimentos pré- ospitalar (APH) e 1 resgate nas águas. 

A Operação Verão 2025 segue com fiscalização, prevenção e manutenção da segurança em balneários e praias do Pará, reforçando o policiamento em mais de 50 localidades paraenses até o dia 4 de agosto.