Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Polícia Militar capacita 240 agentes do Comando de Policiamento da Região Metropolitana

O curso visa aprimorar, em sete semanas, conhecimentos técnicos e táticos para padronizar ações de segurança

Por Ascom (Governo do Pará)
15/07/2025 18h46

A Polícia Militar iniciou na segunda-feira (14) a capacitação técnica e operacional de agentes (homens e mulheres), que integram o Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM). A "Capacitação Operacional para o Aperfeiçoamento Policial" (Coap) é realizada na sede da unidade, no Shopping Metrópole, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), no período de 14 de julho a 29 de agosto, reunindo 240 policiais militares, divididos em seis turmas, com 40 participantes cada.

Participantes aprimoram conhecimentos relacionados à preservação da vida de agentes de segurança e demais cidadãos

A capacitação visa aprimorar conhecimentos e padronizar ações, nos quesitos técnico e tático, para os policiais militares ampliarem a capacidade de percepção de riscos, por meio da criação de cenários complexos.

Durante sete semanas, os alunos serão habilitados no domínio de conhecimentos, habilidades e atitudes pertinentes a regras de segurança, manuseio, emprego e manejo adequado de equipamentos e armamentos institucionais, a partir de técnicas capazes de serem empregadas, em serviço ou em dias de folga, com o devido amparo legal.

Qualidade - O Coap representa uma etapa fundamental na trajetória profissional de praças, contribuindo significativamente para a elevação da qualidade dos serviços prestados à sociedade e o fortalecimento das diretrizes da corporação.

A realização reforça o empenho da instituição em estender conhecimentos relacionados à preservação da vida, tanto de agentes de segurança como dos demais cidadãos, respeitando os direitos humanos. Para isso, incentiva debates e estudos de casos relacionados em dezenove disciplinas, dentro das áreas temáticas, como funções técnicas e procedimentos específicos em segurança pública.

Texto: Josuelton Chagas - Ascom/PM