Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Ampliação de leitos com UTI Adulto PSRM completa um ano e se consolida como referência em assistência intensiva

No primeiro ano de funcionamento, aproximadamente 450 pacientes foram assistidas no setor, composto com 10 leitos

Por Joelza Silva (PSRM)
16/07/2025 19h13
UTI Adulto

Com o Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo (PSRM), o governo do Pará ampliou o acesso a cuidados intensivos, garantindo agilidade e eficiência no tratamento de pacientes graves. A infraestrutura moderna e a equipe qualificada da UTI do PS estadual se consolidou como um serviço essencial, fortalecendo a rede de saúde pública, oferecendo mais segurança à população que necessita de tratamentos intensivos. 

Nessa terça-feira (15), a UTI adulto do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM) chegou ao seu primeiro ano de funcionamento, com avanços significativos para o atendimento de alta complexidade em Belém e na região metropolitana. No primeiro ano de funcionamento, aproximadamente 450 pacientes foram assistidas no setor, composto com 10 leitos para o atendimento de média e alta complexidade. 

No setor, os casos mais atendidos, estão entre as principais emergências de alta complexidade que demandam suporte intensivo. Entre eles, destacam-se os casos cirúrgicos de emergência, como pós-operatórios de cirurgias imediatas e procedimentos invasivos críticos, além de infecções graves, como sepse e pneumonia, que exigem cuidados avançados. Além desses casos, há uma grande frequência de pacientes atendidos com complicações renais, especialmente insuficiência renal aguda, que necessitam de terapia intensiva, como hemodiálise. 

Estrutura moderna e equipe especializada

“A combinação de estrutura moderna e equipe especializada permite que os nossos pacientes recebam o cuidado necessário para estabilização e recuperação na nossa UTI Adulto. Junto a isso, destaco a nossa equipe multiprofissional, como o alicerce para garantir assistência de qualidade e segurança aos pacientes”, destaca o médico intensivista, Elder Nylander.

Intensivista Elder Nylander com equipe Multiprofissional da UTI Adulto

Composta por médicos intensivistas, enfermeiros especializados, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e assistentes sociais, todos altamente qualificados, a equipe atua de forma integrada e focada no cuidado centrado no paciente. “Essa abordagem colaborativa permite diagnósticos precisos, intervenções ágeis e humanização no atendimento, fundamentais para tratar casos de alta complexidade”, complementa o intensivista.

Paciente Renata na UTI Adulto, em fase final de recuperação

Renata Monteiro Lopes, 50 anos, moradora do bairro do Marco, foi a primeira paciente internada na unidade intensiva de tratamento intensivo para adultos do hospital Pronto-Socorro, procedente de uma Unidade de Pronto Atendimento, entubada devido quadro de asma grave. Nesse período, devido a quadro de aneuria (ausência de produção de urina), a paciente foi submetida a hemodiálise, sendo também a usar o serviço, e antibioterapia ampla. Com a assistência especializada ofertada pela equipe multiprofissional, aliada à estrutura física e equipamentos de última geração, a paciente conseguiu superar a fase crítica e teve alta em pouco mais que 20 dias de internação.

“Minha experiência na UTI do hospital Roberto Macedo foi muito positiva. Encontrei seres humanos com um profissionalismo nunca visto por mim, meus familiares e amigos em outro hospital. Tive os melhores médicos, as melhores enfermeiras, as melhores fisioterapeutas, a melhor fonoaudióloga, o melhor dentista, as melhores psicólogas, a melhor equipe de limpeza e conservação e a melhor Diretoria. Gratidão é o meu sentimento pela equipe de UTI do Pronto-Socorro Roberto Macedo”, reconhece Renata Lopes.

“Celebramos um marco muito especial: o primeiro ano de funcionamento da UTI Adulto do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo. Uma unidade que nasceu da necessidade de oferecer cuidado intensivo imediato e que, ao longo deste ano, se consolidou como referência em assistência humanizada, segura e de excelência. Como coordenadora de enfermagem, tenho imenso orgulho de fazer parte dessa trajetória. Foram 365 dias de desafios, conquistas e, acima de tudo, de entrega. Cada vida cuidada aqui, representa o verdadeiro propósito da nossa profissão: acolher, tratar e lutar até o último recurso por cada paciente”, ressalta a enfermeira Bianca Souza.”

Equipe capacitada

Capacitação contínua dos profissionais da UTI Adulto, associada a protocolos baseados nas melhores evidências científicas, garante a segurança dos serviços prestados e a redução de riscos, como infecções hospitalares e eventos adversos. 

Coordenar a equipe da UTI do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo é uma grande satisfação, pois o trabalho combina alta capacidade técnica, humanização e impacto direto na recuperação dos pacientes. Ver o comprometimento da equipe multiprofissional, que atua com dedicação para salvar vidas e oferecer segurança, é inspirador. Essa UTI se tornou referência em cuidado crítico, fortalecendo a saúde da região e reafirmando nosso compromisso com a excelência e o acolhimento na assistência intensiva”, complementa Elder Nylander.

Qualidade assistencial certificada

Para ofertar à população usuária dos serviços, um atendimento cada vez mais qualificado, são feitos investimentos na melhoria dos processos assistenciais da unidade intensiva.

Recentemente, a UTI Adulto recebeu a certificação "selo Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho", concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), garantindo que no Pronto-Socorro Estadual, a UTI funciona de acordo com critérios estabelecidos em consonância com resolução da Diretoria Colegiada N° 7 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), de 24 de fevereiro de 2010, que dispõe sobre requisitos de qualidade para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva.

O selo é conferido às UTI 's que gerenciam seus indicadores de qualidade, contribuindo para a melhoria da qualidade da medicina intensiva e segurança dos pacientes no Brasil. Por meio de sistema informatizado, onde é permitido a análise em tempo real, benchmarking, e análises preditivas. A alimentação dos dados é feita em tempo hábil dentro do sistema, com o engajamento de toda equipe multiprofissional em cumprir os fluxos e processos, visando sempre planos de melhoria dos processos que envolvem a assistência intensiva.

Diretor-executivo, Carlos Vinicius Ribeiro Quadro, pontua que o reconhecimento conquistado demonstra o comprometimento com as boas práticas de gestão e assistência, e esse reconhecimento coloca a UTI Adulta na corrida para outra certificação muito importante, o selo de UTI Eficiente, é uma certificação concedida a unidades de terapia intensiva (UTIs) que demonstram alta eficiência na gestão de recursos e qualidade no cuidado de pacientes críticos. 

“Esse primeiro ano de funcionamento da nossa UTI Adulto, demonstra que o setor já está consolidado pela qualidade, segurança, efetividade e assertividade. Continuamos prezando pela qualidade assistencial do tratamento intensivo, estando sempre atentos aos nossos indicadores de qualidade, buscando cada vez mais a qualificação dos serviços. Esse primeiro ano coroa um trabalho de uma equipe muito comprometida, que faz a diferença todos os dias. Seguiremos assim, sempre com foco na qualidade assistencial que a nossa população necessita e merece, e que vem sendo refletindo diretamente na recuperação dos pacientes e no fortalecimento da confiança da população no serviço de saúde ofertado na nossa UTI Adulto”, garante o gestor.