Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Pará e Força Aérea fazem traslado das vítimas do acidente com ônibus da UFPA

O avião pousou em Belém por volta de 12h45. Os corpos dos três estudantes seguiram para a sede da PCEPA, enquanto o corpo do motorista foi levado para Altamira, onde reside seus familiares.

Por Monique Leão (Pol. Científica)
18/07/2025 15h28

Em operação conjunta, a Polícia Científica do Pará e a Força Aérea Brasileira (FAB) fizeram na manhã desta sexta-feira (18) o traslado dos corpos dos três estudantes da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do motorista da instituição, de Goiás até Belém. Eles morreram em um acidente em estrada federal, quando se dirigiam para o Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), em Goiânia. Um perito da Polícia Científica do Pará representou as famílias para a liberação dos corpos pela Polícia Científica de Goiás (PCEGO), e demais procedimentos para o traslado.

Familiares das vítimas acompanharam a chegada dos corpos na Base Aérea de Belém

Perito criminal do Pará, Mário Guzzo Júnior saiu de Belém levando procurações das famílias e outros documentos necessários para a liberação em Goiás. Após o procedimento, os corpos foram encaminhados a funerárias para a preparação necessária ao traslado. “Assim que soubemos do fato, entramos em contato com a Polícia Científica de Goiás para iniciarmos os trâmites necessários de documentação para as liberações. Cheguei por volta de 19h e, imediatamente, o procedimento foi iniciado e realizado durante a noite e madrugada. Às 8h20 o avião já estava pronto, e saímos para Belém”, informou.

Acolhimento - Na Base Aérea de Belém, familiares mais próximos aguardaram a chegada. O avião pousou por volta de 12h45. Os familiares acompanharam a transferência de custódia para o diretor-geral da PCEPA, Celso Mascarenhas, e a colocação dos caixões nas viaturas de remoção. O comboio com os corpos dos três estudantes se dirigiu à sede da Polícia Científica, enquanto o corpo do motorista seguiu, no mesmo avião, para Altamira, no oeste paraense, onde sua família reside.

Os familiares foram recebidos no auditório da Polícia Científica do Pará para o procedimento final de liberação dos corpos por uma equipe multidisciplinar. “Nós decidimos colocar os familiares em nosso auditório para que ficassem mais confortáveis e pudessem realizar esse procedimento final de liberação. Aqui, eles foram recebidos por uma equipe com assistente social, enfermeiros e psicólogos, que disponibilizamos também diariamente para todos que precisam dos serviços da Polícia Científica, já que este é um momento triste para as famílias, que precisam de todo o apoio”, destacou Celso Mascarenhas.

O diretor-geral da Polícia Científica agradeceu a cooperação entre as Polícias Científicas do Pará e de Goiás, da Polícia Civil do Pará e da FAB, para que a operação fosse realizada o mais breve possível, e com êxito.

Os corpos dos jovens foram liberados por volta de 14h45, e seguiram para o velório, que será realizado na UFPA a partir de 16h.