Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIVERSÃO E INCLUSÃO
English Version

Com a Esplanada das Fontes, Estado garante direito de brincar a todas as crianças no Parque da Cidade

Parque aquático gratuito dispõe de equipamentos de acessibilidade, segurança reforçada e acolhimento a todas as famílias

Por Arthur Sobral (SECOM)
18/07/2025 15h54
O parque aquático público é pioneiro em Belém

Enquanto a água cai no grande balde, as crianças aguardam o transbordamento para aproveitar mais um momento de lazer e diversão inclusiva no Parque da Cidade, em Belém. A Esplanada das Fontes é o primeiro parque aquático público de Belém,  que recebe meninos e meninas até 12 anos — incluindo aqueles com locomoção reduzida.

O espaço oferece gratuitamente cadeiras desenvolvidas especialmente para parques aquáticos, rampas sem degraus e piso antiderrapante, permitindo que todas as famílias compartilhem a diversão proporcionada por jatos d'água, toboáguas, escorregadores, baldes em forma de coqueiro, chuveiros-cogumelo e piscinas com até 50 centímetros de profundidade.

Cadeiras adaptadas permitem que todas as crianças participem das brincadeiras

“Olha que legal, papai!”, disse a menina Maitê, ao ver calçadas livres e vagas exclusivas já na chegada. O arquiteto Rômulo Maranhão, pai de Maitê - que usa cadeira de rodas adaptada -, acrescentou: “Eu, como pai e arquiteto, fiquei orgulhoso de ver o Parque realmente acessível."

“Pode se divertir lá, brincar, sem molhar a cadeira dela. Facilita tudo não só para os cadeirantes, mas para aqueles que têm pouca mobilidade ou que têm alguma situação desfavorável no dia a dia comum. Isso é muito interessante”, frisou Rômulo.

Beatriz Cardoso da Silva, mãe de Miguel, diagnosticado com paralisia cerebral e autismo, também ressaltou a importância de um parque público inclusivo. “Sou mãe atípica e me diverti tanto quanto ele. Ver cadeiras especiais à disposição, bombeiros por perto e zero obstáculos na locomoção torna nosso mundo mais leve. É a primeira vez que vejo algo tão abrangente em Belém. Precisamos cuidar desse lugar, que é nosso”, disse.

Toboágua é garantia de diversão

Equipamentos - Para garantir lazer a todos os segmentos sociais, o Governo do Pará disponibiliza cadeiras de rodas próprias para ambientes aquáticos, oferecidas gratuitamente a pessoas com deficiência (PcDs) durante toda a permanência no espaço. Esse cuidado reforça um dos objetivos do Parque: garantir o direito de brincar em segurança a todas as crianças, com qualquer nível de mobilidade.

Além da equipe fixa com cinco bombeiros, dois salva-vidas e dez monitores se revezam nos turnos. A observação a regras simples — traje de banho adequado, fraldas impermeáveis para os pequenos e não portar objetos cortantes — garantem a tranquilidade das famílias.

A Esplanada das Fontes funcionará até o começo de agosto, quando o Parque da Cidade será entregue ao Governo Federal e à Organização das Nações Unidas (ONU) para a montagem da estrutura destinada à COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), que colocará Belém no centro das discussões sobre clima e outros impactos ambientais em novembro próximo.

Rômulo Maranhão e as filhas Luna (à esq.), Maitê (centro) e Maria (à dir.)

Colônia de férias pública - Paralelamente ao parque aquático, o Parque da Cidade de Belém abriga a primeira colônia de férias pública do Brasil. Mais de 10 mil crianças se inscreveram para as oficinas esportivas, culturais e tecnológicas, que prosseguem até 31 de julho, com programação diária para quem decidiu aproveitar as férias na capital paraense.

As atividades incluem desde aulas de skate, no maior skatepark olímpico do Norte, até contação de histórias e batalhas de hip-hop. É tudo gratuito e supervisionado por profissionais das secretarias de Estado de Cultura (Secult), de Esporte e Lazer (Seel) e de Educação (Seduc).