Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA
English Version

Com Emater, festival de abacaxi entra para calendário de verão de Salvaterra no Marajó

Dados da Emater apontam uma safra anual de abacaxi em Salvaterra com 11 milhões de frutos, o que situa o município entre os principais produtores do Pará

Por Ascom (Governo do Pará)
21/07/2025 11h58

Este verão em Salvaterra, no Marajó, tem gosto de abacaxi: organizado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) em parceria com a Cooperativa de Agricultura Familiar do Marajó (Coopafam) e diversas entidades, o Iº Festival dos Agricultores de Abacaxi da Coopafam reuniu cerca de 250 plantadores do fruto, de sexta-feira (18) até o domingo (20).

O Festival aconteceu, na sede da cooperativa, na Vila de Condeixa, no KM-04 da Rodovia PA-152. Também apoiaram o evento outros dois grupos de agricultores: a Cooperativa dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Salvaterra (Cafas) e a Cooperativa Agropecuária e Pesca Artesanal de Monsaras (Coopapam).

Com dinâmicas como cozinha-show, com a demonstração de iguarias como geleia de abacaxi com pimenta-malagueta, a programação destacou a palestra da Emater sobre o andamento do processo de Indicação Geográfica (IG) do abacaxi de Salvaterra junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), e a entrega, também pela Emater, do selo nacional da agricultura familiar (Senaf), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), para o produtor Rosenildo Matos, da comunidade Maruacá. 

“O selo é mais uma porta aberta para o nosso produto: espero, com ele, maior valorização regional e sobretudo reconhecimento nacional, porque o abacaxi de Salvaterra merece ser reconhecido de forma ampla, no país e até no mundo”, diz Matos, de 50 anos, referência em produção integrada de abacaxi no município. 

No Retiro Santa Maria, são seis hectares de abacaxi tipo “pérola”. A família trabalha, ainda, com açaí irrigado, cupuaçu, mandioca, melancia e milho. Há 16 anos a estrutura recebe injeção de recursos de crédito rural por meio de projetos elaborados pela Emater: o atual contrato, no valor de R$ 25 mil, pela linha Mais Alimentos, com o Banco da Amazônia (Basa), está servindo para a compra de insumos, em especial adubo. 

Mais produção

O chefe do escritório local da Emater em Salvaterra, o engenheiro agrônomo Orlando Lameira, especialista em Georreferenciamento de Imóveis Rurais, explica que a proposta do Festival é divulgar o abacaxi, fortalecer o diálogo entre os interessados e encurtar informação e caminho sobre políticas públicas.

“Ressaltamos que a atuação da Emater é no sentido de conferir autonomia para que a Cooperativa esteja à frente. O evento fomenta a economia local, a cultura e a gastronomia, além de potencializar o turismo. No caso da IG (Indicação Geográfica), por exemplo, a ferramenta valoriza ainda mais essa, que é a mais importante cadeia produtiva da agricultura familiar do município”, diz. 

Dados da Emater apontam uma safra anual de abacaxi em Salvaterra com cerca de dois milhões de frutos, o que situa o município entre os principais produtores do Pará, com a  comercialização rendendo 100% de lucro para o agricultor familiar. Noventa e cinco por cento da produção abastecem a Região Metropolitana de Belém (RMB), a partir das Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa). 

Texto de Aline Miranda