Novas orlas do Estado estão entre as principais opções de lazer neste verão amazônico
Desde 2019, o Governo do Pará já entregou 23 orlas e mais 12 estão em construção

Espaços de incentivo ao esporte, ao lazer e à cultura, 23 novas orlas construídas e reconstruídas, pelo Governo do Estado, estão entre as principais opções de passeio neste verão amazônico. O turismo, a economia e a qualidade de vida são fatores impulsionados pelos espaços que transformam para melhor a rotina nas cidades em regiões fluviais e costeiros paraenses.
“As obras de orlas que já foram entregues pelo Governo do Pará e as que seguem em execução nos municípios paraenses se transformam em espaços de contemplação à beira dos nossos belos rios e também incentivam a prática de atividades de esporte, lazer e cultura, melhorando a qualidade de vida da população, além de gerar emprego e renda a partir do grande potencial turístico das cidades do estado”, ressalta Ruy Cabral, secretário de Obras Públicas (Seop).
Desde 2019, o Governo do Pará entregou 23 obras de orlas em municípios, incluindo Bagre, Barcarena, Bragança, Colares, Curuçá, Peixe-Boi, Salinópolis, Salvaterra, Breu Branco, Igarapé-Miri, Irituia, Muaná, Tucuruí, Augusto Corrêa, Santarém, Quatipuru, Afuá e São Caetano de Odivelas. Além da orla no centro da zona urbana, Marapanim já recebeu a mesma reestruturação nas Vilas de Marudazinho e Monte Alegre do Maú. E, atualmente, 12 outras orlas estão em construção e a meta do Governo do Estado é construir 34 orlas até o final de 2026.

Entregue no início de julho, a Orla de Marapanim recebeu novos trapiche, lanchonete, banheiros, quiosques, deck, nova rampa em concreto, sistema de iluminação com lâmpadas de led, além de muro de proteção em concreto. Desde 2019, essa é a terceira orla entregue pelo Governo do Pará ao município de Marapanim. Antes da orla no centro da cidade, já haviam sido entregues equipamentos públicos nas Vilas de Marudazinho e Monte Alegre do Maú.
Desenvolvimento bragantino - A guia de turismo Clei Feitosa, moradora de Bragança, destaca que a estrutura da nova orla à beira do rio Caeté, em Bragança, entregue em 2023, se tornou um destino seguro, bonito e de tranquilidade na região. “A cidade passou a ser ainda mais visitada por praticantes de esportes, ciclistas, apreciadores de uma boa comida regional, moradores e pelos turistas que vêm de longe para conhecer a Pérola do Caeté. Antes, a cidade carecia de um espaço para eventos culturais, que valorizasse o lazer. Já sentimos os resultados positivos com o investimento”, comenta.

A orla de Ajuruteua, de acordo com o professor Elton Barbosa, morador de Xinguara, não deixa nada a desejar a outros equipamentos de lazer. “A estrutura ficou excelente, Bragança realmente estava precisando de uma orla assim. Para mim, é a primeira opção de passeio para as férias de julho. Ter uma orla com essa nova estrutura é um incentivo a mais para visitar”, diz.
Os setores turístico e de comércio são os principais beneficiados, na prática, com os espaços, já que as novas orlas são um excelente ponto de encontro e visitação. Turista de Salinópolis, o eletricista Gilsandro Baia, morador de Belém, pontua a importância dos investimentos estaduais no município.
“A orla e a passarela do Maçarico estão ótimas, é uma opção bastante animadora para apreciar nas férias de julho. Após a construção, são lugares bastante convidativos, com opções de restaurantes, sorveterias, e de contemplação mais próxima o mar”, finaliza Gilsandro Baia.