Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VERÃO HMUE
English Version

Projeto garante brincadeiras ao ar livre para crianças internadas no Hospital Metropolitano

Ação une equipe multiprofissional e famílias em momento de entretenimento e fortalecimento da saúde física e mental

Por Alberto Dergan (HMUE)
28/07/2025 21h37

Em uma manhã que misturou o azul do céu com as cores vibrantes das pipas, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), realizou nesta segunda-feira (28) mais uma atividade do Projeto “Verão HMUE”. Crianças internadas no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) da unidade saíram temporariamente de seus leitos para uma ação de entretenimento, elaborada para garantir o bem-estar físico e mental.

Pais e profissionais participaram da programação na área externa do Hospital Metropolitano

Acompanhadas pelos responsáveis e equipe multiprofissional, as crianças viveram momentos de puro entretenimento, que estimulou a coordenação motora na hora de correr e também de controlar as pipas, com as mãos cuidadosamente protegidas.

A programação integra o calendário de ações organizadas pela equipe de reabilitação, em parceria com o Comitê de Humanização, aliando brincadeira e movimento. "Nessa idade, a principal ocupação da criança é brincar. Com a hospitalização, essa atividade rotineira é interrompida, podendo causar atrasos ao desenvolvimento e às habilidades funcionais. Esses momentos são importantes também para o engajamento da criança que, sem perceber, está sendo reabilitada, de forma lúdica e humanizada. Quanto mais ativo o paciente estiver, mais rápido é esse processo de alta e desospitalização”, explica a terapeuta ocupacional Samanta Oliveira.

Morador de Araguaína, Estado do Tocantins, Roni Souza, 29 anos, há cinco meses acompanha o filho, de 7 anos, que sofreu uma grave queimadura em casa. “Essa emoção que me atravessa vem de um lugar que só quem quase perdeu um filho conhece. Hoje, vê-lo correndo atrás da pipa, com os olhos brilhando e aquele sorriso que eu achava que não veria nunca mais, é uma felicidade sem tamanho. Cada risada dele agora é um alívio que sinto na alma, uma esperança que renasce", afirmou Roni Souza.

Recreação e tratamento - A programação ao ar livre reforça a abordagem humanizada, que integra atividades lúdicas à recuperação dos pacientes. "O ato de brincar reduz ansiedade, estimula a movimentação e fortalece a confiança, elementos cruciais para uma boa recuperação", ressaltou Roberta Cardins, presidente do Comitê de Humanização do HMUE.

Gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HMUE dispõe de leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica (exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras) e leitos de UTI.

No primeiro semestre de 2025, mais de 360 mil atendimentos – entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais – foram oferecidos a pacientes da Região Metropolitana de Belém e de outros municípios do Pará.