Santa Casa incentiva diagnósticos preventivos de hepatites e infecções transmissíveis
Programação é voltada aos servidores e usuários do Hospital, em Belém

A ação desta terça-feira (29), na praça interna da Fundação Santa Casa do Pará, segue até às 16h, e faz parte da programação do “Julho Amarelo” deslanchada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), no início deste mês de julho.
A iniciativa destaca a importância da campanha que intensifica a prevenção e o controle das hepatites, pelo Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, transcorrido sempre em 28 de julho. Nesta terça-feira, o evento ofertou testagem rápida (Hepatite B, Hepatite C, HIV e Sífilis) para servidores e usuários em geral da Santa Casa.

Morador de Belém, o autônomo Luís Sérgio fez as testagens e elogiou a programação da Santa Casa. “É fundamental para a nossa saúde. É uma maneira de prevenir doenças que podem aparecer de maneira silenciosa. E estar aqui é importante para nossa vida no dia a dia”.
Catarina Souza, dona de casa, moradora do município de Salvaterra, Ilha do Marajó, levou o filho para uma consulta no ambulatório de pediatria e aproveitou para fazer os testes oferecidos na campanha 'Julho Amarelo'.
“Fiz todos os testes e agora aguardo os resultados. É importante fazer esses exames preventivos. Essa ação aqui é bem legal porque além dos testes vem a orientação de profissionais competentes e comprometidos com a nossa saúde”, afirmou Catarina Souza.
A campanha, promovida pela Santa Casa tem a parceria da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) e o apoio do Sistema Integrado de Educação Básica e Profissional do Pará (Siepa). No dia 17 deste mês, a ação no Parque Shopping, no Bengui, realizou 1.068 testes rápidos de diagnóstico para sífilis, HIV e hepatites B e C, e ofereceu orientações, palestras e distribuição de preservativos.

Tamires Tupinambá, enfermeira que gerencia o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar da Santa Casa, destaca que a importância principal dessa ação está na orientação e prevenção. “Nós estamos no mês de combate a hepatites virais, e fortalecemos o alerta de combate às hepatites virais, aí aproveitamos para falar das outras doenças como sífilis e HIV”.
“Nós fazemos testes rápidos para fortalecer a importância da prevenção à doença, junto aos usuários e servidores da Santa Casa. Trabalhamos com vigilância epidemiológica hospitalar, então a gente trabalha a hepatite, que é uma doença de notificação compulsória. Por isso que nós estamos trabalhando essa prevenção, justamente porque nós notificamos os casos de hepatite. Não só hepatite, sífilis, HIV, todas são doenças de notificação compulsória”, disse a gerente.

As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Hepatites são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo.