HRPM implanta Time de Resposta Rápida para reforçar a segurança de seus usuários
O principal objetivo do TRR é reduzir o tempo de resposta às situações críticas, contribuindo diretamente para a diminuição da mortalidade e da morbidade
A gestão do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, deu mais um passo importante em direção à melhoria contínua da assistência ao implantar, neste mês de julho, o Time de Resposta Rápida (TRR). A iniciativa reforça o compromisso da gestão da unidade com uma assistência segura, humanizada e eficiente aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no arquipélago do Marajó.
O principal objetivo do TRR é reduzir o tempo de resposta às situações críticas, contribuindo diretamente para a diminuição da mortalidade e da morbidade, além de fortalecer a segurança do paciente.
A enfermeira Ruana Lopes, supervisora de enfermagem, explica que o Time de Resposta Rápida, como o próprio nome sugere, é uma equipe multiprofissional preparada para atuar de forma imediata diante de emergências clínicas, garantindo uma resposta eficaz às necessidades do paciente.
“Formado por profissionais estratégicos, o enfermeiro do setor, o médico plantonista, o fisioterapeuta plantonista e o pediatra plantonista. O TRR é acionado sempre que o paciente apresenta sinais de agravamento, conforme critérios clínicos previamente definidos”, informou.
Segundo Ruana Lopes, o funcionamento ocorre da seguinte forma: ao identificar uma emergência, a equipe aciona um dos dois códigos institucionais utilizados:
• Código Amarelo: indica uma crise clínica que demanda intervenção rápida, com tempo de resposta de até 5 minutos;
• Código Azul: corresponde a uma parada cardiorrespiratória, exigindo atendimento imediato, com tempo de resposta de até 3 minutos.
“A comunicação entre os setores é feita por meio de rádios comunicadores distribuídos nas áreas de internação e com os profissionais envolvidos. Cada frequência é específica para os plantonistas, clínico ou pediatra, garantindo agilidade no acionamento e direcionamento correto da equipe”, finalizou a supervisora.
Aprovação - Reflexo dos esforços contínuos da gestão do HRPM em promover segurança, qualidade e atendimento humanizado aos usuários do SUS, a unidade alcançou, nos últimos seis meses, um índice de aprovação de 99,3%. Entre os usuários que demonstraram satisfação com a assistência prestada está Raimundo de Oliveira, de 58 anos, que acompanha o pai durante o período de internação na unidade.
“Me sinto muito acolhido. O atendimento dos profissionais é ótimo, não fazem diferença entre os pacientes, todos são tratados bem da mesma forma. Me sinto muito seguro, pois os profissionais transmitem segurança e são muito competentes, é um atendimento humanizado. Esse hospital é uma benção para a população”, finalizou o agricultor, que estendeu elogios ao hospital.
Dados - Em menos de um mês, o TRR foi acionado 17 vezes, o que mostra a importância do protocolo em favor do impacto ao desfecho da jornada hospitalar de cuidados aos pacientes. Do total de chamados, 71% foram provenientes da Clínica Médica e 29% da Clínica Cirúrgica.
Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade da rede de saúde pública do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A unidade presta assistência de média e alta complexidade para aproximadamente 300 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8º Centro Regional de Saúde (CRS) – Breves, Anajás, Bagre, Curralinho, Gurupá, Melgaço e Portel. Serviço: O HRPM está localizado na Avenida Rio Branco, n.º1.266, Bairro Centro, Breves/PA. Mais informações: (91) 3783-2140/3783-2127.
Texto: Pedro Amorim (HRPM)