Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO
English Version

Famílias de Santa Luzia do Pará recebem auxilio habitacional para construção da casa própria

O benefício Sua Casa foi entregue a 180 famílias que vão construir, reformar, ampliar ou concluir obras em suas residências

Por Kátia Aguiar (COHAB)
08/08/2025 16h53

O Governo do Pará entregou nesta sexta-feira (8), benefícios habitacionais para 180 famílias de Santa Luzia do Pará, município do nordeste paraense. A entrega fez parte da agenda de trabalho do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan na região.

“Hoje estamos entregando cheques do programa habitacional Sua Casa, por meio da Cohab, para as famílias que precisam melhorar suas moradias, assim como entregamos uma praça linda às margens da rodovia, e ainda assinamos ordem de serviço para início da obra de um complexo de lazer completo no município”, detalhou o governador Helder Barbalho.

Foram beneficiadas 69 famílias, com a primeira parcela do benefício, e mais 77 pessoas com a segunda parcela, que permite a conclusão de obra na casa própria.

Para o diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro, a entrega consiste em mais uma ampliação do benefício para famílias da região, garantindo moradia digna para quem mais precisa.

“Estamos aqui com o governador Helder e com a nossa vice Hana para entregar benefícios que garantem que mais famílias possam ter acesso a materiais de construção e recurso para pagamento da mão de obra do pedreiro e, assim, construir suas casas, dando mais qualidade de vida para suas famílias”, destacou Pioneiro.

O "Sua Casa" consiste em dois benefícios: auxílio para aquisição de materiais utilizados na construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação da unidade habitacional, e o auxílio para pagamento da mão de obra. O auxílio habitacional, que é gratuito, pode chegar a R$ 21 mil.

Eloana Soares dos Santos, lavradora, conta que sempre morou de aluguel, e conseguiu comprar uma casa de madeira, e agora que recebeu o benefício vai construir a casa própria em alvenaria. “Eu fiquei tão feliz porque estou precisando mesmo, sou grata pela oportunidade de poder construir uma casa nova não somente para mim, mas para toda minha família, meu marido que ficou tão feliz que foi comemorar e, principalmente meus filhos que terão agora um quarto para eles”, detalhou.

João Victor Reis, operador de máquina, detalhou que construir a casa por meio do Sua Casa vai trazer mais segurança. “Agora vou construir minha casa em alvenaria, pois a que temos é muito precária, o que inclusive facilita a entrada de gente que pode querer levar nossas coisas. Já tenho ela desenhada na minha cabeça e vai ser muito bom ter uma casa nova”, pontuou.

Entre os critérios para as famílias se habilitarem a receber o benefício habitacional Sua Casa estão: ter renda familiar de até três salários mínimos; não possuir outro imóvel; ser maior de dezoito anos ou emancipado; ter família constituída com no mínimo dois integrantes; não ter sido beneficiado em outro programa habitacional no âmbito Municipal, Estadual e Federal; e comprovar que detém a propriedade ou posse mansa e pacífica do imóvel há mais de cinco anos.