Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, realiza ação especial pelo Dia da Gestante

Programação no ambulatório reuniu equipe multiprofissional para orientar grávidas sobre cuidados durante a gestação, reforçando ações de humanização

Por Ascom (Governo do Pará)
14/08/2025 10h53

O Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste do Pará, promoveu na quarta-feira (13) uma ação especial pelo Dia da Gestante, celebrado em 15 de agosto. A programação, organizada pela Comissão de Humanização, reuniu no ambulatório da unidade uma equipe multiprofissional com nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo e enfermeiro obstetra, para orientar grávidas sobre cuidados essenciais durante a gestação.

Entre os temas abordados, estiveram alimentação saudável, atividade física adaptada, bem-estar emocional, prevenção de complicações e esclarecimento de dúvidas comuns no pré-natal.

Grávida de 29 semanas, Marilene de Oliveira, de 30 anos, acompanhou atentamente as instruções. Ela contou que descobriu a gestação apenas no quinto mês, após sentir dores abdominais incomuns. 

“Foi uma surpresa para mim. Essas orientações são todas novas, eu não sabia de nada. Agora entendo como acontecerão as próximas mudanças no meu corpo e percebi que é importante ter acompanhamento psicológico nesse período”, disse. 

Após a palestra, Marilene foi encaminhada para atendimento especializado, já que o Hospital Regional do Tapajós é referência em obstetrícia de alto risco.

Para o gerente de Assistência do Regional do Tapajós, Carlos Henrique, a atividade reforça o compromisso da unidade com a atenção humanizada, especialmente para gestantes de alto risco. 

“Nossas ações de humanização são pensadas para acolher e orientar nosso público. A obstetrícia de alto risco é uma das nossas prioridades, e momentos como este ajudam a prevenir problemas e a garantir que a gestante se sinta assistida em todas as fases da gravidez”, ressaltou.

O Dia da Gestante foi criado para incentivar o acompanhamento pré-natal e reforçar a importância dos cuidados com a saúde da mãe e do bebê.

Desde que foi criado para a população, em 2022, o Hospital Regional do Tapajós já realizou 931 partos, sendo 95 somente no primeiro semestre de 2025. A unidade também oferece consultas ambulatoriais e exames específicos para gestantes, fortalecendo a rede de atenção materno-infantil na região.

Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o hospital pertence ao Governo do Pará e conta com 153 leitos, incluindo UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal. Com essa estrutura, a unidade tem um papel de destaque na oferta de assistência especializada e descentralização dos serviços médicos.

Texto de Sammya Ferreira / Ascom HRT