Rede trifásica de energia vai beneficiar moradores do Vale do Piriá, em Paragominas
Implantação de 35 quilômetros de rede elétrica integra o Programa de Inclusão Socioeconômica, coordenado pelo governo do Estado, por meio da Sedeme
A expansão da rede de energia elétrica em comunidades rurais integra o planejamento do Governo do Pará para fomentar o desenvolvimento econômico em todas as regiões. Nesta sexta-feira (15), por meio da Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), foi assinada a autorização das obras de implantação de 35 quilômetros de rede elétrica trifásica na localidade do Vale do Piriá, ao longo da Estrada Sérgio Fernandes, no município de Paragominas, sudeste paraense.
O ato de assinatura, realizado no Lions Clube,contou com as presenças do governador Helder Barbalho; da vice-governadora Hana Ghassan; do titular da Sedeme, Paulo Bengtson; do prefeito Sydney Rosa e de outras autoridades.
Com investimento de R$ 6.486.737,54, o projeto integra o Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), coordenado pela Sedeme, e prevê a instalação de quatro transformadores trifásicos de 75 KVA cada. A iniciativa visa atender à crescente demanda energética da região, oferecendo infraestrutura adequada ao fortalecimento para atividades produtivas nas comunidades rurais e empreendimentos locais.
Potencial regional - O governador Helder Barbalho ressaltou o potencial da produção rural em Paragominas. “Juntamente com Hana, parlamentares, parceiros e prefeitos da região, estamos aqui para prestigiar a nossa Agropec, a feira que celebra com orgulho a força da produção rural de Paragominas, que se destaca como um verdadeiro celeiro do agronegócio no Pará. É daqui que mostramos ao País a excelência da nossa pecuária e da nossa agricultura, revelando a vocação do nosso Estado para produzir alimentos de alta qualidade e ingressar numa nova etapa de desenvolvimento", frisou o governador.
O chefe do Executivo ressaltou, ainda, que "hoje, além de cultivarmos e exportarmos alimentos, estamos investindo em verticalização e industrialização da produção, agregando valor e fomentando a geração de empregos e renda. Esse avanço reforça nosso compromisso com o campo, transformando produção em prosperidade para todos”.
A vice-governadora Hana Ghassan reconheceu a determinação dos moradores da região em construir suas famílias, realizar sonhos e demonstrar amor ao Pará. “Quem vive aqui ama esse Estado e deseja que ele alcance o topo da produção, do desenvolvimento e da igualdade social. Nosso governo trabalha com equilíbrio fiscal e planejamento de futuro. Estamos celebrando um convênio a Prefeitura de Paragominas não apenas para construir pontes, mas pensando também no asfaltamento da rodovia, infraestrutura essencial para gerar empregos, renda e promover o desenvolvimento sustentável”, reiterou.
Hana Ghassan também reafirmou o compromisso com o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida da população. “Podem contar conosco, com a Assembleia Legislativa, com as câmaras e com a iniciativa privada. Juntos, construiremos um Pará mais forte para todos”, afirmou a vice-governadora.
Inclusão social - O secretário Paulo Bengtson ressaltou que, por meio do Programa de Inclusão Socioeconômica, o governo estadual vem ampliando o acesso à energia elétrica nas comunidades rurais, reforçando o compromisso do Estado em promover desenvolvimento e qualidade de vida em seus 144 municípios. A instalação das redes, especialmente as trifásicas, impulsiona a inclusão social e fortalece a economia local, sempre com ênfase na sustentabilidade, disse o titular da Sedeme.
Segundo Paulo Bengtson, o PIS permite que essas localidades sejam integradas a outras políticas públicas, acelerando seu desenvolvimento socioeconômico. A iniciativa também promove a expansão da eletrificação rural, incentiva o uso de fontes renováveis e está alinhada à agenda de redução de emissões de carbono do Governo do Pará.
O Programa de Inclusão Socioeconômica tem como objetivo promover o acesso à energia elétrica em áreas de interesse social que ainda não dispõem do serviço ou que precisam de ampliação. As ações são executadas pela empresa Equatorial Energia, com base em Termo de Compromisso firmado com o governo estadual, o qual estabelece o investimento de 1,5% da receita operacional líquida da concessionária.
A empresa executará os serviços em conformidade com as normas legais e ambientais vigentes, assegurando a continuidade dos investimentos voltados à implantação e à expansão do sistema elétrico.
O Programa de Inclusão Socioeconômico já beneficiou mais de 6 mil famílias, entre 2019 e 2024, com a conclusão de 146 obras em mais de 40 municípios do Pará. Com investimento superior a R$ 140 milhões, o Programa viabilizou a implantação de 1.167,71 quilômetros de novas redes de distribuição de energia elétrica, já entregues à população. Outros 305,18 quilômetros estão em fase de execução.