Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MONITORAMENTO E FISCALIZAÇÃO
English Version

Ação integrada reforça fiscalização e proteção no Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas e APA Araguaia

O objetivo principal da operação foi reforçar a proteção da fauna e da flora locais, além de garantir que a visitação turística ocorra de forma ordenada, segura e responsável

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
18/08/2025 20h50

Nos dias 16 e 17 de agosto, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio) realizou uma ação de monitoramento e fiscalização ambiental no Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas e na Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, em São Geraldo do Araguaia, região sudeste paraense. A atividade foi desenvolvida em parceria com o Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), do empreendimento 3 Quedas e, também, do apoio de condutores de trilhas credenciados.

O objetivo principal da operação foi reforçar a proteção da fauna e da flora locais, além de garantir que a visitação turística ocorra de forma ordenada, segura e responsável. Durante a ação, o BPA aplicou multas relacionadas a infrações ambientais constatadas, em conformidade com a legislação em vigor, como o Decreto Federal nº 6.514/2008, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais.

De acordo com a gerente da Região Administrativa do Araguaia do Ideflor-Bio, Laís Mercedes, a operação também teve caráter educativo. “Estamos em missão de monitoramento ambiental, conscientizando nossos visitantes sobre a obrigatoriedade de estar acompanhado por condutores de trilha credenciados. Quem desrespeitar essa normativa está sujeito a penalidades, conforme previsto no Plano de Manejo Integrado”, explicou.

Consciência Ambiental - A presença da Polícia Ambiental foi fundamental para coibir práticas ilegais. A cabo Ana Moraes, integrante do BPA, destacou que a ação teve caráter tanto fiscalizatório quanto preventivo. “Estamos aqui para verificar possíveis ilícitos, aplicar as medidas cabíveis, como autuações e multas, mas também para orientar a população sobre o que é permitido dentro da APA e do Parque Estadual. A visitação precisa ocorrer dentro da legalidade e com respeito às normas ambientais”, afirmou.

A técnica do Ideflor-Bio, Carla Oliveira, ressaltou a importância do trabalho dos condutores credenciados para a segurança dos visitantes e para a conservação da área. “Nossos condutores são capacitados em parceria com a Secretaria de Turismo do Pará, com treinamento sobre prevenção de acidentes e conhecimento da biodiversidade local. Eles são fundamentais para que a visitação seja feita de forma responsável e sustentável, garantindo não apenas a integridade dos visitantes, mas também a preservação dos ecossistemas”, destacou.

Durante os dois dias de ação, as equipes percorreram trilhas, pontos de visitação e áreas de maior fluxo turístico, orientando visitantes e reforçando as normas previstas no Plano de Manejo Integrado das duas unidades de conservação. O Ideflor-Bio reforça que entrar em trilhas sem condutor autorizado é proibido e passível de multa.

Laís Mercedes completa afirmando que a operação foi considerada um passo importante na integração entre órgãos de proteção ambiental, forças de segurança e comunidades locais. “Além de prevenir práticas ilegais, nossa iniciativa fortalece o turismo sustentável na região, valorizando as belezas cênicas do Parque e da APA, sem comprometer sua biodiversidade”, concluiu a gerente.