Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REPRESENTATIVIDADE
English Version

Nany People encanta o público na 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro com música, memória e representatividade

A artista fez sucesso com performance autêntica e sessão de autógrafos na Feira Pan-Amazônica

Por João Victor Barra (SEIRDH)
18/08/2025 20h47

Com uma performance repleta de carisma, reflexões e momentos musicais, a atriz e cantora Nany People emocionou e arrancou risadas do público que lotou a Arena Multivozes, na noite desta segunda-feira (18), durante a 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). O evento segue até sexta-feira (22), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

Ícone da cena LGBTQIA+ brasileira, Nany entregou uma apresentação interativa e sensível, mesclando músicas, memórias pessoais e falas potentes sobre identidade, arte e literatura. Vestida com figurino brilhante e um leque nas mãos, ela foi recebida sob aplausos calorosos e conduziu o espetáculo com bom humor e sensibilidade, enquanto imagens exibidas no telão ilustravam sua trajetória.

Literatura como libertação

Durante a apresentação, Nany destacou a importância da leitura em sua vida e trajetória artística. “Me ensinaram o hábito de ler, e eu lia muito e de tudo. Consegui ler A Divina Comédia com um dicionário de mitologia e o Aurélio do lado. Não entendia tudo, mas lia. A literatura liberta e inflama algo chamado imaginação. E isso faz a gente sonhar”, afirmou a artista.

Ela também celebrou a grandiosidade da Feira do Livro. “Estou muito feliz porque é uma feira com esse poder e, sobretudo, fala sobre conhecimento, que é a nossa chave para transpor barreiras, situações, condições e frustrações”, disse Nany.

Belém e o amor pelo Círio

Ao falar sobre sua relação com a capital paraense, cidade-sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), Nany revelou sua admiração por Belém e por suas manifestações culturais. “Quando eu vim ver o Círio, fiquei apaixonada. Tive um caso de amor que até relato em meu livro novo. Tem várias fotos do Círio”, compartilhou.

Ao final da apresentação, a artista deixou uma mensagem inspiradora ao público: “Os sonhos podem não pagar as contas, mas com certeza são os maiores financiadores para libertarem nossas almas. Quando sonhamos, vamos atrás de superar a condição do possível.”

Sessão de autógrafos e conexão com o público

Logo após o espetáculo, Nany People recebeu os fãs para uma sessão de autógrafos do livro “Ser Mulher Não É Para Qualquer Um – A Saga Continua”, lançado neste ano. A obra reúne relatos das conquistas da artista após os 50 anos, reafirmando sua trajetória de superação e protagonismo.

Entre os presentes, o pedagogo Ibrahim Neto, de 35 anos, destacou a importância da representatividade da artista. “Ela é uma grande representante da comunidade LGBTQIA+. Tem carisma, presença e diversas vivências. Hoje eu projeto minha velhice com essa vivência dela”, afirmou.

Serviço

📍 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
📅 Até 22 de agosto
⏰ Das 9h às 22h (entrada permitida até 21h)
📌 Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Belém (PA)
🎟️ Entrada franca
Site oficial: https://feiradolivroedasmultivozes.com.br