Educadores da rede estadual participam de formação para potencializar estratégias com foco no Saeb 2025
Iniciativa reforça o compromisso da Seduc com o ensino-aprendizado de Português e Matemática para avanço da educação pública

Para ampliar as estratégias de ensino-aprendizado nas escolas da rede e avançar na qualidade do ensino, a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da Diretoria de Formação (Difor), promove a “Formação para Formadores de Língua Portuguesa e Matemática dos Núcleos de Formação das Diretorias Regionais de Ensino (DREs)” com foco no Sistema Paraense (Saeb) 2025. A qualificação presencial começou na terça-feira (19) e terminou na quarta-feira (20), em Belém.
Cerca de 90 educadores participam da formação que reúne professores de Português e Matemática da Secretaria Adjunta de Educação Básica (Saeb) e formadores do Centro de Formação (Cefor) da Seduc.
“A Formação de Formadores em Língua Portuguesa e Matemática cumpre um papel estratégico na melhoria da prática docente e, consequentemente, nos resultados educacionais. Esses profissionais não apenas ampliam seus próprios conhecimentos, mas tornam-se multiplicadores de saberes e metodologias, impactando diretamente a qualidade do ensino nas escolas. Isso fortalece o processo de ensino-aprendizagem, promove maior engajamento dos estudantes e contribui para elevar os indicadores educacionais, como o desempenho em avaliações externas e internas. A Seduc, ao investir na formação, está investindo na base do processo educativo. Esses profissionais tornam-se agentes de transformação, capazes de inspirar e apoiar professores na busca por práticas mais eficazes, garantindo que cada estudante tenha acesso a uma educação de qualidade, que faça sentido em sua vida e amplie suas possibilidades de futuro”, afirmou o diretor de Formação (Difor) da Seduc, Raimundo Corrêa.
Ainda segundo ele, quando os formadores são bem preparados, conseguem orientar os professores com mais segurança, clareza e intencionalidade pedagógica, oferecendo subsídios teóricos e práticos que fortalecem o trabalho em sala de aula. “Na área de Língua Portuguesa, por exemplo, a formação contribui para o desenvolvimento de práticas que estimulam a leitura, a escrita e a interpretação crítica dos textos, habilidades fundamentais para todas as áreas do conhecimento. Já em Matemática, favorece a construção do raciocínio lógico, da resolução de problemas e da compreensão de conceitos essenciais para a vida cotidiana e o aprendizado contínuo”, frisou.
Saeb - Mais que uma simples prova, o Saeb mede o desempenho dos estudantes, influencia o Ideb e orienta o planejamento pedagógico das escolas públicas. Aplicado a cada dois anos, o exame representa um desafio para instituições de ensino em todo o país.
As escolas da rede estadual paraense têm se dedicado para potencializar o ensino-aprendizado com foco nos resultados do Saeb 2025. Com projetos, ações, simulados e formações, gestores, professores, estudantes estão cada vez mais focados em alcançar ótimos resultados na prova.