Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIVERSIDADE
English Version

Educação ambiental, tecnologia e cultura marcam participação da Seduc na Feira do Livro

Lançamentos literários, exposições artísticas, projetos pedagógicos e debates sobre meio ambiente levaram um grande público ao estande da Secretaria de Educação

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
22/08/2025 15h22

Com uma programação que reuniu tecnologia, educação ambiental e cultura regional, estudantes, professores e demais servidores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) contribuíram para o êxito da 28ª edição da Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, de 16 a 22 de agosto. Entre projetos expostos, oficinas e apresentações artísticas, cerca de 100 atividades foram realizadas pela Seduc.

Estande da Secretaria recebeu cerca de 5 mil pessoas durante a Feira do Livro

Reconhecida como a maior feira literária do Norte do Brasil, este ano a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes homenageou o Mestre Damasceno e a escritora Wanda Monteiro, reforçando o compromisso do evento com a diversidade cultural. Nesse cenário, a Seduc levou ao público produções que valorizam o protagonismo estudantil e o talento de educadores da rede pública de ensino, com atividades que envolveram lançamentos literários, exposições artísticas, projetos pedagógicos inovadores e debates alinhados à realidade amazônica e à preparação para a conferência mundial sobre mudanças climáticas (COP30), que ocorrerá entre os dias 10 e 21 de novembro na capital paraense.

Visitação - “Só o Siebe (Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares) trouxe 51 projetos e exposições para o estande da Seduc, fora a Coordenação de Educação Ambiental, o Ciseb (Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica) e o Centro de Mídias. Além disso, tivemos 28 apresentações na Arena das Multivozes. A gente contabiliza que aproximadamente 500 pessoas tenham passado diariamente no nosso estande. Ao todo, umas 5 mil pessoas devem ter passado por aqui durante toda a Feira, porque o estande da Seduc foi muito visitado esse ano, muito elogiado”, avaliou a coordenadora do Siebe, Socorro Carvalho.

Estudantes aprovaram o protagonismo na programação da Seduc

Ao longo da participação, a Seduc reforçou a importância da educação como instrumento de transformação social e deu visibilidade às práticas pedagógicas inovadoras e à criatividade dos estudantes da rede pública. Experiência que impactou diretamente os estudantes, como Samara Nayane, da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Teixeira Gueiros, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém). “Achei muito interessante. Foi uma experiência nova, aprendi bastante. Gostei de participar assim, e ser protagonista. Foi bem legal”, disse Samara.

Para a estudante do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Belém, Tarcila Bertonssin, acompanhar o trabalho das outras escolas foi muito interessante. “Foi muito bacana participar da Feira. Eu apresentei sobre as gírias paraenses em inglês, passando por vários lugares de Belém. Vi os outros trabalhos e achei superinteressante, principalmente o da robótica”, declarou Tarcila.