Escolas estaduais participam da Mostra de Cinema Ecofalante e envolvem estudantes em debates sobre educação ambiental
A programação educacional da Mostra Ecofalante Pará 2025 conta com um acervo diversificado de 14 produções audiovisuais que abordam diferentes aspectos da questão ambiental

Com direito à pipoca e refrigerante, estudantes do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Alberto Gaudêncio Ramos, no bairro do Paar, em Ananindeua, participaram de uma sessão de cinema promovida pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com a 14ª Mostra de Cinema Ecofalante Pará, nesta quinta-feira (28). Com produções audiovisuais que abordam temas sobre mudanças climáticas e sustentabilidade, a programação envolveu os estudantes em debates e promoveu a conscientização ambiental no ambiente escolar.
Ao todo, 19 escolas da rede estadual de ensino em Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides foram selecionadas para participar da iniciativa que dividiu as escolas em dois grupos: as que levaram os estudantes para sessões no Cine Líbero Luxardo; e as que estão realizando as atividades de cinema dentro da escola.
Segundo Taiana Ribeiro, especialista em Educação Ambiental e integrante da Coordenação de Educação Ambiental (Ceam) da Seduc, o projeto contribui para o desenvolvimento dos estudantes na construção de diálogos socioambientais nas escolas. “A Mostra de Cinema Ecofalante com o uso de curtas-metragens na educação contribui como ferramentas pedagógicas envolventes e acessíveis, que apresentam temas complexos, promovendo o pensamento crítico e desenvolvendo valores nas crianças e jovens. Além de poder ser utilizado em diversas disciplinas e proporcionar experiências de aprendizagem significativas e memoráveis”, disse.

“Os filmes escolhidos tratam de temas trabalhados em sala de aula. Assim, conseguem dialogar diretamente com o que já está sendo desenvolvido e o cinema entra como um complemento aos estudos em sala de aula. Além disso, ao final das sessões, acontece uma apresentação dos principais pontos que os estudantes compreenderam dos filmes, e esse momento é incrível. Cada um, a partir da sua realidade, estabelece conexões com o que foi apresentado, colocando-se nesse espaço de fala e não apenas de escuta”, ponderou Mateus Rodrigues, coordenador do Programa Ecofalante Universidades, extensão educacional da Mostra Ecofalante de Cinema.
Para a estudante Giovanna Cortés, do 6º ano do ensino fundamental, participar da programação foi interessante. “Eu gostei bastante porque os filmes que assistimos abordaram bastante temas que eu gosto, como meio ambiente. Alguns filmes foram engraçados e abordaram temas novos e temas que já trabalhamos dentro da sala de aula”, comentou.

Sobre a Ecofalante - A Ecofalante, Organização da Sociedade Civil, tem o objetivo de criar e desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável do planeta por meio da educação e da cultura. Dentro dessa proposta, seu principal projeto é a Mostra Ecofalante de Cinema, um dos maiores festivais de cinema do Brasil e o evento cinematográfico mais importante da América do Sul dedicado a temas socioambientais.
Realizada anualmente desde 2012, a Mostra exibe gratuitamente dezenas de filmes e contribui para a difusão de importantes e premiadas obras cinematográficas raras à audiência brasileira, tendo atingido um público de mais de 1 milhão de pessoas desde sua primeira edição.