Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Secretaria de Saúde do Pará (Sespa) intensifica apoio ao 'Programa Saúde na Escola' no Marajó

No ciclo 2025/2026, todos os municípios do Pará aderiram à iniciativa

Por Bianca Botelho (SESPA)
01/09/2025 09h53

A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) tem ampliado as orientações aos municípios sobre a importância e os objetivos do Programa Saúde na Escola (PSE). Criado há 18 anos como uma política pública intersetorial, o PSE busca promover saúde, prevenir agravos e fortalecer a formação integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos no ambiente escolar. No ciclo 2025/2026, todos os municípios paraenses aderiram à iniciativa, demonstrando compromisso com o desenvolvimento educacional e social da população.

Na região do Marajó, o 7° Centro Regional de Saúde (CRS) realiza reuniões periódicas com coordenadores municipais para alinhar estratégias de atuação. Entre os eixos prioritários do programa, destaca-se a alimentação saudável, essencial para combater a desnutrição, o sobrepeso e a obesidade entre estudantes.

Segundo a nutricionista Lane Guimarães, responsável técnica do PSE do 7° CRS, o espaço de orientação também possibilita a troca de experiências, o acompanhamento das ações e o apoio técnico para o registro dos dados no Sistema de Informação da Atenção Básica. “Assim, criamos um ambiente de aprendizado que incentiva a educação em saúde nos municípios e prepara as equipes para implementar o PSE em todas as escolas pactuadas”, explicou.

Iniciativa

Um exemplo desse trabalho ocorreu no município de Chaves, que promoveu, na última sexta-feira (29), o “Dia D da Alimentação Saudável”. A ação envolveu mais de 100 escolas municipais, impactando diretamente cerca de 7 mil estudantes da educação básica. 

A programação incluiu palestras, oficinas, rodas de conversa e atividades lúdicas voltadas à promoção de hábitos alimentares saudáveis. A iniciativa foi fruto da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e parceria da Sespa, com a participação de profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), agentes comunitários de saúde, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem, professores, gestores escolares e outros servidores públicos.

A coordenadora municipal do PSE na área da Saúde, odontóloga Alexa Rabelo, ressaltou o empenho da rede para viabilizar a ação. “Apesar das dificuldades de acesso e do grande número de escolas, o Dia D foi um sucesso graças à dedicação de cada servidor e da comunidade escolar”, afirmou.

Para Denise Ferreira, coordenadora municipal do PSE na área da Educação, a iniciativa representa mais do que uma ação pontual: “O PSE tem papel fundamental, pois integra saúde e educação, promove prevenção de doenças e contribui para o desenvolvimento integral dos estudantes.”

Já a nutricionista Lane Guimarães destacou a relevância da mobilização em Chaves: “A semente plantada hoje (quarta-feira, 29), pode gerar frutos importantes, melhorando a qualidade de vida dos alunos e de suas famílias e refletindo diretamente nos indicadores de saúde.”

Texto de Suellen Santos / Ascom Sespa