Regional de Ensino de Cachoeira do Arari promove conferência de boas práticas focada no Saeb e Ideb
Iniciativa reuniu equipes escolares das 14 unidades de ensino dos municípios de Cachoeira do Arari, Salvaterra, Santa Cruz do Arari e Soure

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio da Diretoria Regional de Ensino (DRE) do município de Cachoeira do Arari, no arquipélago do Marajó, focada em garantir melhorias e fortalecer as ações de mobilização para a realização do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), realizou durante o mês de agosto a 1ª Conferência de Boas Práticas.
A iniciativa promoveu diversas atividades, como encontros pedagógicos, oficinas de análise e aplicação de simulados integrados, reunindo equipes escolares das 14 unidades de ensino jurisdicionadas à Regional, dos municípios de Cachoeira do Arari, Salvaterra, Santa Cruz do Arari e Soure.
O dirigente regional, Arthur Tavares, ressalta que a Conferência consolidou a mobilização educacional no Marajó. “As 14 escolas da nossa DRE apresentaram o que vem sendo feito para alavancar os índices de cada uma. Foi um momento de participação e conhecimento, cujo objetivo maior foi motivar nossas escolas e estudantes. Esse evento é de grande importância para a educação marajoara”, explicou o gestor.
O encontro proporcionou a troca de experiências pedagógicas e de gestão escolar que tem contribuído para o fortalecer o processo de ensino e aprendizagem, com vistas a melhores resultados no fluxo escolar.
A Escola Camará, do município de Cachoeira do Arari, apresentou o projeto “Prepara”, com melhoria de resultados, voltados para a elevação da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, a partir de simulados e análise de desempenho dos estudantes.
Já a Escola João Farias, também localizada em Cachoeira do Arari, compartilhou sua experiência com o “Simulado com Foco no Saeb”, enquanto a Escola Stella Maris, de Soure, apresentou o projeto “Contrato Saeb”, sensibilizando diretamente os alunos quanto a importância da avaliação.
Do mesmo modo, a mobilização incluiu a comunidade escolar, como a Escola José Rodrigues Viana, de Cachoeira do Arari, que apresentou a ação “Família na Escola: por dentro das avaliações externas, fortalecendo a parceria entre gestão, professores, alunos e famílias”; e a Escola Edda de Sousa, localizada em Soure, expôs a prática “Caminhos para o Sucesso, unindo simulados sistemáticos a ações de acolhimento socioemocional”.
Por fim, a Escola Retiro Grande, de Cachoeira do Arari, destacou o projeto “Preparação para o Sucesso Escolar com Foco no Saeb”, com abordagem interdisciplinar.
A troca de conhecimentos foi bem avaliada pela professora Beatriz Pedrosa Pena, da Escola Ademar N. de Vasconcelos, em Salvaterra. “Primeiro identificamos os descritores que precisávamos melhorar e mostramos isso aos discentes. Depois, fizemos uma força-tarefa com jogos, gincanas e simulados, envolvendo todos os professores. Foi um trabalho coletivo que trouxe resultados na aprendizagem e fortaleceu a confiança dos estudantes”, disse.
A Escola Salomão Matos, de Salvaterra, falou sobre o "Simulado Integrado de Linguagens e Matemática (SAILM)", a Escola Gasparino Batista, de Soure, apresentou o "AVALIAGASP", e a Escola Delgado Leão destacou sua prática de incentivo à leitura por meio da Ficha de Leitura.
Todas as experiências mostraram como as escolas têm transformado metas em práticas pedagógicas consistentes, alinhadas às necessidades dos alunos da região.