Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMA PARÁ
English Version

Forma Pará celebra formatura da primeira turma de bacharéis em Alenquer

Em solenidade marcada por emoção e simbolismo, 31 estudantes receberam o diploma de Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional

Por Bruna Ribeiro (SECTET)
05/09/2025 12h46
Programa Forma Pará formou novos bacharéis em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional no Baixo Amazonas

O município de Alenquer, região de integração do Baixo Amazonas, viveu um momento histórico na quarta-feira (4). Em solenidade marcada por emoção e simbolismo, 31 estudantes receberam o diploma de Bacharelado em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional pelo Programa Forma Pará, fruto da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

A cerimônia reuniu autoridades, familiares e amigos dos formandos. Estiveram presentes a reitora da Ufopa, professora doutora Aldenize Ruela Xavier, que presidiu a mesa de honra; o secretário adjunto da Sectet, Keynes Silva; o coordenador do programa Forma Pará, professor Fernando Queiroz, representando a Sectet; o prefeito de Alenquer, Heverton dos Santos Silva; a diretora do Campus Alenquer, professora doutora Maria do Rosário da Silva; a diretora do Instituto de Ciências da Sociedade, professora doutora Ana Maria Silva Sarmento; o coordenador do curso de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, professor doutor Márcio Júnior Benassuly Barros; e o paraninfo da turma de Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, professor doutor Abner Vilhena de Carvalho.

Durante seu discurso, a reitora da Ufopa destacou o caráter transformador da educação.
“Estamos diante de uma conquista coletiva. Cada formando aqui presente representa uma vitória para sua família, sua comunidade e para o desenvolvimento do Pará. A Ufopa se orgulha de ser parceira do programa ‘Forma Pará’ e de contribuir para a formação de profissionais que vão atuar diretamente no fortalecimento da gestão pública e no desenvolvimento regional”, afirmou.

Formanda Izabel Araújo da Silva Ribeiro afirmou que o curso mudou sua visão de mundo, de trabalho e de futuro

A emoção também esteve presente nos depoimentos dos formandos. A bacharela Izabel Araújo da Silva Ribeiro ressaltou a mudança de perspectiva proporcionada pela graduação. “Quando entrei no curso, sabia que estava dando um passo importante, mas não imaginava o quanto essa formação transformaria minha visão de mundo, de trabalho e, principalmente, de futuro. O Programa Forma Pará foi essencial nessa trajetória. Se não fosse por ele, talvez eu e muitos dos meus colegas não teríamos tido acesso a uma formação de nível superior em nossa própria cidade”, disse.

O concluinte Alan Silva reforçou o ineditismo e a relevância do curso em Alenquer. “A experiência proporcionou uma compreensão mais ampla sobre o papel do gestor público, que vai além da administração de recursos, atuando como elo entre a comunidade e o poder público para garantir voz e participação social. Essa foi uma verdadeira janela de oportunidade para todos nós, estou muito feliz e grato por essa oportunidade”, destacou.

O secretário adjunto da Sectet, Keynes Silva enfatizou o impacto social da iniciativa. “O Forma Pará tem um compromisso claro: levar a universidade para perto das pessoas, especialmente em municípios do interior. Hoje, celebramos não apenas diplomas, mas a esperança de um futuro com mais oportunidades, desenvolvimento e justiça social. Esta é a primeira turma formada pela Ufopa dentro do programa em Alenquer, um feito inédito”, declarou.

Sobre o Forma Pará

Criado em 2019 pelo Governo do Pará, o Programa Forma Pará já ofertou cerca de 10 mil vagas em 59 cursos de graduação e pós-graduação, distribuídas em mais de 200 turmas nos 144 municípios do Estado. A iniciativa, realizada pela Sectet em parceria com instituições de ensino superior, prefeituras e associações municipais, busca ampliar o acesso ao ensino superior, atender às demandas regionais e romper o ciclo de exclusão social e educacional.

Texto de Carla Couto / Ascom Sectet