Santa Casa alcança mais de 300 pessoas com ações da Semana de Prevenção de Acidentes
O evento conta com palestras, treinamentos e ações de bem-estar voltadas para usuários e servidores

Mais de 300 usuários, servidores e colaboradores da Santa Casa participam das ações da VIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes da Fundação, que, neste ano, aborda a temática da sustentabilidade e conscientização de usuários sobre as práticas de segurança, como explica Denise Rosário, presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).
“A Santa Casa já vem trabalhando com muito reforço, com avanço de tecnologias, com capacitação de servidores, e a Semana veio trazendo um leque diversificado de temas, como saúde mental, sustentabilidade e a prevenção de incêndio. E como a nossa instituição será retaguarda para a COP30, a abordagem da sustentabilidade dentro do hospital não é pensada só para o servidor público, porque, na verdade, nós temos aqui uma diversidade de profissionais, desde o estagiário, o residente, o temporário, o servidor efetivo, mais os terceirizados e, como disse o nosso palestrante, os nossos volantes, que são justamente os usuários que vêm aqui para alguma consulta, para algum exame. Neste ano, a gente trouxe esse protagonismo, com a perspectiva de alcançar também o usuário, por meio de instruções de bom uso dos equipamentos públicos, de como reduzir, de como utilizar”, frisou.

Com o tema “Adote os 5Rs da Sustentabilidade - Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar e Recusar", a Semana conta com palestras, treinamentos e ações de bem-estar voltadas para usuários e servidores, que participam de forma engajada de toda a programação.
“Estamos aqui colocando alguns conhecimentos vitais para que os colaboradores da instituição, bem como todos aqueles que fazem uso da mesma em seus mais diversos serviços, possam estar seguros na parte de combate a incêndio, na área preventiva, na área de abandono do local, abandono de área, diante de toda uma complexidade que é uma instituição hospitalar do porte da Santa Casa de Misericórdia. Estamos aqui com um público muito participativo, o que, para nós, é muito gratificante, e, na condição de instrutor, eu espero que todo o conhecimento que estamos repassando ajude na segurança da instituição”, afirmou o subtenente do Corpo de Bombeiros, Marco Antônio da Silva Costa, que palestrou sobre a prevenção de incêndios.

A assistente social Gisele Batista participou da programação em busca de mais conhecimento para a segurança no ambiente de trabalho, que favorece o servidor o usuário. “São coisas mínimas que a gente pode fazer, mas que podem impedir que uma coisa mais grave aconteça. Então, é essencial a gente entender esse plano de ação emergencial no hospital e saber lidar com essas situações aqui no nosso ambiente do trabalho. E, no final, esse conhecimento ainda vai ajudar fora, no nosso dia a dia", concluiu.