Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA REFORÇADA
English Version

PC integra operação “Impulsus” e fiscaliza mais de 35 estabelecimentos comerciais

Dos estabelecimentos visitados, sete foram notificados para que os proprietários façam a regularização da documentação e outros quatro tiveram suas atividades encerradas

Por Jeniffer Terra (PC)
13/09/2025 14h51
A operação realizou fiscalizações sistemáticas e diligentes para coibir a criminalidade

Na noite desta sexta-feira (12), a Polícia Civil do Estado do Pará realizou patrulhamento, em áreas centrais de Belém, juntamente com outros órgãos que compõem o sistema estadual de segurança pública, durante a operação “Impulsus”, deflagrada pela manhã. “Estamos com nossos agentes reunidos de forma integrada, atuando dentro de suas atribuições para reforçar a segurança na capital, como forma de manter a percepção de segurança e a ordem social para todos” disse o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado. 

O titular da Segup, Ualame Machado, acompanhou o início dos trabalhos

A ação, integrada e coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), ocorreu nos bairros Umarizal, Nazaré, Campina, Reduto, Centro, Batista Campos e Cidade Velha, realizando fiscalizações sistemáticas e diligentes para coibir a criminalidade.

“A Polícia Civil atua no policiamento ostensivo e também como polícia judiciária, recebendo, nas seccionais urbanas da capital as apresentações de quaisquer crimes que sejam identificados durante os dois dias em que a operação ‘Impulsus’ acontece. Várias diretorias da PCPA trabalham para manter a ordem e garantir a segurança da população”, explicou Raimundo Benassuly, delegado-geral da PCPA.

Delegado-geral da PCPA, Raimundo Benassuly, destacou as ações realizadas em estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Científica, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), a Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém e a Guarda Municipal de Belém também atuaram no decorrer das abordagens e fiscalizações durante a noite.

“Bares, restaurantes, casas de shows e outros estabelecimentos comerciais também foram fiscalizados, para que se pudesse verificar as conformidades legais e licenças de funcionamento, bem como orientar e combater crimes como exploração sexual, inclusive infanto-juvenil, importunação sexual, violência de gênero e quaisquer crimes que envolvam grupos vulneráveis. Dos 36 estabelecimentos visitados, sete foram notificados para que os proprietários façam a regularização da documentação e outros quatro tiveram suas atividades encerradas pela falta total de conformidade”, acrescentou o gestor.

Várias diretorias da PCPA estiveram envolvidas nas ações, que seguem na manhã deste domingo (14)

As equipes do Corpo de Bombeiros também realizaram as fiscalizações quanto à segurança dos locais, averiguando a validade dos extintores de incêndio, a facilidade para os acessos em caso de sinistro, dentre outras situações. A operação “Impulsus” continua durante todo o sábado e vai até o início da manhã de domingo.