Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Serviço de Atendimento ao Usuário/Ouvidoria do PSRM tem 98,11% de satisfação dos usuários

Canal de comunicação comemora um ano de funcionamento com destaque para o excelente índice de aprovação do público assistido

Por Joelza Silva (PSRM)
16/09/2025 08h36
Profissional de saúde do PSRM recebe as mensagens de elogios de usuários, coletadas pela equipe do SAU/Ouvidoria

O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU)/Ouvidoria do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, celebra neste mês de setembro, um ano de funcionamento com índice de 98,11% de aprovação dos usuários do hospital, registrado no mês de agosto. Os canais de comunicação avaliam a qualidade dos serviços prestados, analisam as manifestações e o índice de satisfação, promovendo a aproximação entre os usuários e a instituição.

De acordo com Bruna Costa, líder do SAU/Ouvidoria, o hospital busca solucionar as demandas recebidas e faz a mensuração do nível de satisfação, por meio da opinião de quem utiliza os serviços. “O Serviço de Atendimento ao Usuário/Ouvidoria desempenham papel fundamental na promoção da transparência, da escuta qualificada e da mediação entre a instituição e a população assistida no hospital. Esses canais fortalecem o vínculo de confiança, possibilitam a identificação de necessidades reais e contribuem para a melhoria contínua dos serviços prestados”, destaca a tecnóloga em gestão hospitalar", disse a tecnóloga em gestão hospitalar.

Os usuários dos serviços do PSRM podem se manifestar por meio das pesquisas de satisfação feitas à beira-leito pela equipe do SAU/Ouvidoria ou indo pessoalmente à sala onde funcionam os setores. Além disso, o hospital disponibiliza urnas e QR codes que dão acesso às pesquisas de satisfação, nas áreas assistenciais.

Encaminhamento das demandas 
As manifestações dos usuários são encaminhadas para as devidas tratativas, via sistema interno, e as devolutivas são feitas para os usuários por telefone, e-mail ou a beira-leito, caso o paciente ainda esteja internado. 

Moradora do Tapanã, Lorena Martins acompanha da avó, paciente no Pronto Socorro Dr. Roberto Macedo e elogia a assistência

Lorena Lima Martins, moradora do bairro Tapanã, acompanha a avó, que está internada. Lorena diz que o Serviço de Atendimento ao Usuário/Ouvidoria do PS estadual funcionam como voz dos pacientes e de seus representantes, junto à Diretoria e gestores das áreas.

“Além de nos ouvirem e levarem as nossas demandas à gestão, a equipe dos setores também nos acolhem com a maior paciência, prestando uma atendimento humanizado, visando solucionar as nossas demandas da melhor maneira possível.", pontua a acompanhante. 

Bruna Costa lidera o SAU/Ouvidoria e afirma que o serviço é importante para a transparência e escuta qualificada de pacientes

Todo os dias, o Serviço de Atendimento ao Usuário/Ouvidoria do PSRM tem registrado elogios e depoimentos de satisfação de usuários assistidos pelos profissionais da unidade. Por meio do projeto "Ranking dos Elogiados do Mês, esses elogios são repassados aos colaboradores, como forma de  reconhecer o esforço dos profissionais e estimular a melhoria contínua dos serviços.

Pontos de melhoria
A participação ativa dos usuários, as sugestões dos pacientes e acompanhantes são repassadas à gestão do PSRM. Uma dessas sugestões de melhoria no atendimento do Pronto Atendimento Pediátrico foi acatada, quando um familiar pediu que o hospital disponibilizasse brinquedos para distração das crianças na sala de espera. Atualmente, o setor já tem esse pequeno espaço para as crianças se distraírem enquanto aguardam ser chamadas pelo médico.

Paciente Gustavo Ramos:  'Sinceramente, gostaria que esse modelo adotado aqui, fosse copiado por outros hospitais', disse ele 

Gustavo Ramos, do bairro São Brás, está internado no hospital há dois meses. Ele destaca a importância do SAU/Ouvidoria como intermediadores entre os pacientes e a gestão. "Aqui no Pronto-Socorro do Estado, é simples e prático acessar os canais de atendimento ao usuário. Faço isso pelo WhatsApp e sempre tive as minhas solicitações atendidas. A gente se sente acolhido, pois o pessoal da Ouvidoria é bem atencioso e ágil, e procura aproximar o paciente à administração do hospital. Sinceramente, gostaria que esse modelo adotado aqui, fosse copiado por outros hospital, pois a Ouvidoria do PSRM é nota 10”, reconhece o paciente.

“Monitoramos e acompanhamos as necessidades de melhoria, com base nos índices de satisfação dos nossos usuários, e estamos muito felizes com os resultados das pesquisas, que mostram que estamos melhorando, com a oferta de uma assistência à saúde eficiente, resolutiva e humanizada, que faz toda a diferença para quem precisa do atendimento de urgência e emergência que ofertamos, finaliza o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros.

Sala do SAU/Ouvidoria dentro de um dos Prontos Atendimento do PSRM para facilitar o acesso dos usuários

Serviço à população - A população pode registrar sugestões, elogios e reclamações diretamente na Ouvidoria da unidade ou pelo canal estadual de saúde. O Pronto-Socorro Estadual Dr. Roberto Macedo está localizado na Avenida Augusto Montenegro, bairro Parque Guajará, em Belém, e funciona em regime de plantão 24 horas, com atendimento de urgência e emergência. 

Administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o hospital é um dos pilares da reestruturação da saúde pública promovida pelo Governo do Pará. Somente neste ano, de janeiro a hoje, 15 de setembro, o PS estadual realizou 762.449 atendimentos gerais, com destaque para 81.105 atendimentos classificados como urgência e emergência, 4.973 internações e 3.414 cirurgias.