Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR
English Version

Emater beneficia 50 famílias com Cadastro Nacional da Agricultura Familiar em Belém

Benefício fornecido reforça o compromisso do Governo do Pará com a melhoria da qualidade de vida e renda do pequeno produtor no Estado

Por Fabricio Nunes (EMATER)
17/09/2025 12h27

O Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), beneficiou, nesta quarta-feira (17), cinquenta famílias produtoras de açaí, com a entrega de 50 Cadastros Nacionais de Agricultura Familiar (CAF), na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Belém. 

A ação é fruto de mutirões realizados na região para atender os agricultores familiares assistidos pela Emater, proporcionando acesso a políticas públicas ao pequeno produtor rural de todos os 144 municípios do Estado do Pará. 

“Planto açaí há quinze anos e agora, com o apoio da Emater, estou recebendo o CAF, que é a nossa identidade enquanto produtor rural. É uma satisfação muito grande ter agora esse documento porque vai nos dar direitos ao que temos direito, que é a nossa visibilidade e também acesso a linhas de crédito para aumentar a nossa produção”, afirmou Oneide Freitas, produtora de açaí de Belém.

Ela contou que, após conseguir acesso a linhas de crédito com agentes financiadores parceiros do Governo do Pará, pretende investir em outra cadeia produtiva. “Eu pretendo investir na plantação de cacau. Eu até possuo algumas mudas, mas com o acompanhamento da Emater, vou poder aprender a como manejar e aumentar a minha renda”, disse.

Assim como ela, Gabriel Pinheiro, produtor de açaí, comemorou a entrega do CAF. Para ele, ter o documento em mãos representa muito mais do que um papel, mas uma oportunidade de crescimento dentro do mercado do fruto no nosso Estado.

“Agora que tenho o CAF, depois de mais de dez anos trabalhando com produção e venda de açaí, vou poder pensar em outros projetos, como o aumento do meu terreno e aumentar a renda da minha família. Representa muitas coisas importantes para nós que somos agricultores. Nunca tivemos acesso a isso e agora, com o apoio da Emater, podemos ser reconhecidos e valorizados”, ressaltou.

A iniciativa é resultado de dois mutirões feitos na Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, que possui como principais atividades a plantação de açaí e a pesca. ”É com grande satisfação que nós, da Emater, estamos fazendo a entrega desses cinquenta CAFs para essas famílias aqui da região. Já fizemos análises de documentação com o apoio do agente financiador, que em breve, deve liberar créditos rurais para que dezenas de famílias agricultoras tenham a garantia de melhoria na qualidade de vida e de renda”, concluiu Ricardo Barata, chefe do Escritório Regional das Ilhas da Emater-Pará.