Sedap trabalha para implantar programa de produção de sementes melhoradas de feijão-de-corda
A secretaria sediou, na manhã desta quarta-feira (17), a terceira rodada de reuniões com representantes da Embrapa e do Ministério da Agricultura para alinhar as diretrizes e estratégias da iniciativa que visa retomar o pioneirismo do Pará na produção do tradicional feijão

Com a finalidade de alinhar as ações para implantação do Programa de Produção de Sementes Melhoradas de Feijão Caupi, foi realizada na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), nesta quarta-feira (17), reunião com representantes de instituições públicas de extensão e pesquisa e parceiros que integram o comitê instalado para a construção do programa. Essa foi a terceira rodada de reuniões preparatórias para formatar as diretrizes e estratégias da iniciativa, que visa retomar o pioneirismo do Pará na produção do tradicional feijão, conhecido também como feijão-de-corda.
A finalidade do programa é o repasse de sementes melhoradas geneticamente pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Amazônia Oriental (Embrapa), com quem a secretaria firmará um Termo de Cooperação Técnica. São sementes de qualidade para atender às necessidades do produtor rural do Pará, segundo observou o secretário adjunto da Sedap, Francisco Neto, que acompanhou a reunião, aberta pelo titular da Sedap, Giovanni Queiroz.

O Estado, como lembrou Neto, já foi um grande produtor de feijão caupi e ao longo dos anos a produção recrudesceu em função da falta de sementes melhoradas para que o produtor possa garantir uma produção de qualidade.
O programa deve ser implantado ainda este ano. ”É um programa estratégico voltado à agricultura familiar. A partir daí, vamos alavancar esse programa de semente de qualidade do feijão caupi ao produtor rural do estado do Pará”, disse o secretário.
O feijão caupi, como lembrou Francisco Neto, é uma das importantes culturas de subsistência da agricultura familiar. “No Pará, há 320 mil agricultores que sobrevivem da agricultura familiar. Então nós temos uma grande demanda de semente para atender a produção do agricultor rural na agricultura familiar”, observou o secretário.

A Região dos Caetés – composta por municípios como Bragança, Tracuateua e Capanema, entre outros – é tradicionalmente a região com maior destaque na produção de feijão caupi, em função das condições endoclimáticas.
Cultivares - A Embrapa desenvolve cultivares de feijão de grão e também para o tipo hortaliça. Para a estrutura do programa de produção de sementes, a instituição conta com material genético pronto e já registrado junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), segundo informou o chefe adjunto de transferência de tecnologia, Bruno Giovanni De Maria, que integrou a equipe da Embrapa presente à reunião na Sedap.
A instituição de pesquisa agropecuária conta com três cultivares já desenvolvidas e que poderão ser inclusas no programa: BRS Bené (grãos marrons graúdos), BRS Guirá (grãos pretos) e BRS Utinga (grãos brancos graúdos). Também entre as novas cultivares, segundo informou, há a BRS Natalina (tipo “manteiguinha”), que é produzida em Santarém (Oeste do Pará). Essas já estão disponíveis para serem produzidas sementes que posteriormente serão ofertadas ao mercado. “A Embrapa tem o material genético, mas precisa de parceiros do setor produtivo e também de uma política pública forte que possa fomentar essa produção em escala para atender quem tanto necessitam desses materiais”, disse De Maria.
Ele explicou que a Embrapa vem realizando testes em outros Estados para verificar a validação desse material em outras unidades da federação. “Hoje está registrado exclusivamente ao Pará; nós já fizemos ensaio de pesquisas e de desenvolvimento que demonstram que aqui tem boa produtividade e boa resistência à pragas e doenças, e ele é muito competitivo em relação aos outros que estão aqui", frisou.
Em agosto deste ano, a equipe da Sedap, liderada pelo secretário adjunto Francisco Neto, esteve no Dia de Campo sobre feijão caupi, na Fazenda Milênio, de propriedade do engenheiro agrônomo Benedito Dutra, sementeiro do município de Tracuateua, certificado pela Embrapa, que esteve presente à reunião realizada na Sedap. A reunião contou, também, com a participação de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
