Realização do "Amazônia Live - Hoje e Sempre" destaca protagonismo do Pará na agenda ambiental
Governador Helder Barbalho exaltou a visibilidade do Estado e as oportunidades que o evento traz à capital Belém, como porta de entrada da Amazônia

Enxergar a realização do especial "Amazônia Live - Hoje e Sempre", em Belém, como mais um exemplo do protagonismo do Pará na agenda ambiental global, na defesa de soluções econômicas que valorizam a floresta viva e a preservação dos rios. Esta foi uma das mensagens repassadas pelo governador Helder Barbalho durante a coletiva de imprensa sobre o evento, nesta quarta-feira (17), dia do show.
Em um palco flutuante no rio Guamá, a cantora internacional Mariah Carey se apresenta em um espetáculo que exalta a floresta amazônica e sua biodiversidade. As artistas paraenses Joelma, Dona Onete, Gaby Amarantos e Zaynara farão parte das apresentações. O evento terá transmissão pelas plataformas Globo.

"A visibilidade que o Estado do Pará hoje atrai, sendo sede da COP30, deve nos desafiar a enxergar e aproveitar a oportunidade do que isto pode nos deixar de legado na agenda ambiental. Nós não queremos que estejamos apenas a viver um evento em si. Nós queremos deixar uma mensagem que conecte uma rede de oportunidades advindas deste tempo", pontuou o governador.
"Isto vai nos trazer legados que são sociais, porque faz uma convocação para que nós possamos posicionar soluções baseadas na natureza, que permitam pagamentos por serviços ambientais, a monetização da floresta viva, para que floresta viva possa valer mais do que floresta morta; para que os verdadeiros guardiões da floresta, indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos, produtores rurais, com sustentabilidade, possam ter a oportunidade de ter esta monetização para preservar a floresta", prosseguiu Helder Barbalho.
O "Amazônia Live" é um movimento que colabora com a construção de legado para a floresta e para as pessoas que vivem na região por meio de apoio aos projetos nas quais elas próprias são sujeitas e agentes de transformação. Este é um legado do "Por Um Mundo Melhor", bandeira que o Rock in Rio apresenta desde 1985. A programação do "Amazônia Live - Hoje e Sempre" também inclui o show de Ivete Sangalo, no próximo sábado (20), no estádio Mangueirão, junto com Viviane Batidão, Lia Sophia, Lambateria e Orquestra Vale Música.

Durante a coletiva, Roberta Medina, vice-presidente executiva da Rock World, destacou que a realização do espetáculo não usa recursos públicos. “Realizar um espetáculo dessa grandiosidade no rio Guamá, na floresta amazônica, é mais um marco importante na história do Rock in Rio e do The Town. Mais do que um show, é uma mensagem poderosa sobre a importância de mantermos a floresta em pé como parte da solução para a manutenção do clima, como fonte de riqueza para o Brasil e seus povos, como base da economia do futuro”, disse.

O "Amazônia Live - Hoje e Sempre", por meio de edital, selecionou seis projetos da Região Metropolitana de Belém que atuam com bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo. As iniciativas são o Instituto Peabiru; Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora), Associação de Apoio à Economia Popular da Amazônia - AmazonCred; Associação da Comunidade Quilombola Sítio Cupuaçu/Boa Vista (ASCOMQUISC); Associação dos Recicladores e Recicladoras de Ananindeua (ARECICLANANIN); e a Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável.