Oficina aborda Inteligência Artificial em processos previdenciários no Igepps
Servidores recebem treinamento para utilizar ferramenta de IA nas tarefas diárias, visando ampliar a celeridade e eficiência na análise de documentos de beneficiários da previdência estadual
Servidores e colaboradores do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção do Estado (Igepps), sediado em Belém, participaram de oficina de capacitação para uso das ferramentas de Inteligência Artificial na otimização de suas rotinas de trabalho. O treinamento “Produtividade com Microsoft Copilot na Prática” proporcionou aos participantes conhecimento sobre IA, para que possam melhorar a estruturação de comandos, com o objetivo de extrair mais potencial e assertividade da ferramenta. Também serviu para incentivar os que ainda não fazem uso desse recurso tecnológico, importante para ampliar a produtividade.

"Os times se engajaram no desafio de criar um agente capaz de otimizar algum processo manual de análise de documento ou até mesmo de um processo. E todos apresentaram um trabalho muito legal. Já estou ansioso pelas próximas turmas e pelos próximos passos que a gente vai dar pra fazer com que mais pessoas dentro dos Igepps aprendam a usar a Inteligência Artificial generativa da forma assertiva”, explicou o professor André Coelho, especialista em IA Generativa e mestre em Computação, com mais de 17 anos de experiência no setor de software, que ministrou a oficina.
Resolução - O Comitê de Inovação e Transformação Digital do Igepps foi responsável pela realização do evento. “Com o conhecimento adquirido, os servidores vão poder otimizar tarefas rotineiras e até explorar mais o potencial da Inteligência Artificial, partindo do entendimento dos problemas e criando mecanismos para resolvê-los, de forma simples e direta”, destacou Marcella Takeshita, presidente do Comitê de Inovação, que considera ter “o Comitê também essa função de estimular a capacidade dos servidores, para colocarem a criatividade em prática e enxergar o processo e as relações de trabalho de outra forma”.

Os participantes aprovaram a iniciativa do Igepps de proporcionar conhecimento dos recursos do Microsoft Copilot, de forma prática, o que simplificará tarefas repetitivas, e vai melhorar a elaboração de relatórios e a qualificação na tomada de decisão no setor público.
"Gostei muito da clareza na explicação e dos exemplos práticos, que mostraram como aplicar a tecnologia na nossa realidade. Saio motivada e confiante para explorar novas possibilidades com o Copilot”, ressaltou a colaboradora Suzane Lopes.
O coordenador do Núcleo de Investimento do Igepps, Henrique Mascarenhas, aprovou a iniciativa, a qual define como uma forma de expandir o conhecimento sobre novas ferramentas, sobretudo de Inteligência Artificial, apoio à elaboração de textos, resumo de grande conteúdos e pesquisas na web de forma mais eficiente.
“Todas essas funcionalidades que foram passadas para nós serão muito importantes pra gente conseguir melhorar a eficiência do nosso trabalho e entregar mais serviços à população e aos nossos segurados", frisou Henrique Mascarenhas.
"O que mais me chamou atenção foi como podemos manipular essa ferramenta. Pretendo aplicar no dia a dia, tanto em relatórios e treinamentos no trabalho, quanto em atividades da minha comunidade. O conteúdo foi excelente, e o professor extremamente simpático e inteligente. Me sinto privilegiada por ter participado, e saio com desejo de aprender ainda mais", disse a colaborada Josélia Gatinho, integrante da equipe da Central de Atendimento do Igepps.

Qualidade - O evento faz parte das iniciativas de reforço ao compromisso do Instituto em aplicar tecnologia e inovação para ampliar a produtividade, a eficiência e a qualidade dos serviços prestados.
“A política do Igepps é de acompanhar a modernização da máquina administrativa do Estado, de modo que a introdução de novos recursos tecnológicos possa somar a outras iniciativas, como essa de capacitação dos servidores, visando ao aumento da produtividade, eficiência e qualidade dos serviços prestados aos beneficiários de nossa previdência social”, ressaltou o presidente do Instituto, Washington Albuquerque.