Com mais de 500 agentes, Segup lança Operação 'Impulsus 2’ em Marituba
O trabalho integrado inclui ações de trânsito, barreira, fiscalização de estabelecimentos, ações de polícia judiciária, segurança ostensiva, videomonitoramento e zonas de exclusão
A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em parceria com órgãos estaduais e municipais de segurança, deflagrou nesta sexta-feira (19) a Operação “Impulsus 2” para reforçar a presença ostensiva no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. O objetivo é enfrentar a criminalidade com medidas preventivas e de conscientização, assegurando à população mais tranquilidade com a segurança reforçada.
A exemplo da primeira etapa da Operação, realizada em Belém, haverá ações de trânsito, barreira, fiscalização de estabelecimentos, ações de polícia judiciária, segurança ostensiva, videomonitoramento e zonas de exclusão. Com estas ações, o Estado busca coibir práticas de extorsão e ameaças por organizações criminosas, roubos, furtos e outras condutas ilícitas.
“A presença ostensiva do Sistema Integrado de Segurança Pública, juntamente com as ações planejadas e simultâneas da Operação 'Impulsus 2' nos principais bairros de Marituba, demonstram o nosso compromisso inabalável com a segurança da população. Essa Operação é um reflexo do esforço coordenado e estratégico para garantir a ordem e a tranquilidade, combatendo a criminalidade de forma eficaz. Continuaremos a fortalecer essas iniciativas para assegurar um ambiente cada vez mais seguro para todos os cidadãos”, afirmou o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Planejamento - O Estado atuará preventivamente em todo o município, com impacto maior nos seguintes bairros: Santa Clara e Santa Lúcia, Conjunto Albatroz, Canaã, Almir Gabriel, Novo Horizonte, Nova União, São Francisco, União e Beija-Flor, e na área conhecida como Invasão do Japonês. As ações serão desenvolvidas pela manhã, à tarde e á noite. Participam da Operação mais de 500 agentes de segurança integrados, com o apoio de 154 viaturas, 57 motocicletas, dois cães e dois guinchos.
A primeira frente de ação foi iniciada às 9h desta sexta-feira (19), com a concentração em frente a um residencial no bairro Parque Verde, e contou com ações de prevenção, a fim de garantir a segurança do deslocamento das pessoas. As ações de saturação e choque operacional prosseguem até a madrugada, com rondas e acompanhamento da movimentação do público nos estabelecimentos comerciais e de entretenimento.
Uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Publica (Graesp) oferta apoio com sobrevoos. O regimento de Polícia Montada (RPMont), da Polícia Militar, também atuará no policiamento ostensivo.
Ações Integradas - Os agentes fiscalizam bares, restaurantes, casas de shows e similares, verificando a regularidade documental de funcionamento, condições dos equipamentos de prevenção e combate a incêndios, e práticas de crimes e delitos, especialmente relacionadas ao envolvimento de organizações criminosas, tráfico de drogas, à exploração sexual infantil e contra o meio ambiente.
No trânsito, haverá ação coordenada entre os órgãos da área para controle de tráfego, ordenamento, bloqueios e desvios de fluxo, a fim de evitar engarrafamentos e prevenir acidentes e infrações, com utilização do guincho.
Monitoramento - O Centro Integrado de Operações (CIOp) será responsável pelo monitoramento com câmeras, definindo mosaicos em apoio ao esquema de segurança definido. Haverá ainda reforço no monitoramento das câmeras dos totens instalados em áreas estratégicas, inclusive para apoio à atuação do policiamento ostensivo e para subsidiar demandas de investigação e procedimentos de flagrante, em práticas de delitos, para polícia judiciária.
Zonas de exclusão - A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Grupamento de Busca e Recaptura (GBR), criará áreas de monitoramento nos bairros de Marituba para monitorar indivíduos que estejam sob liberdade monitorada e proibidos de frequentar bares, casas de shows e similares. O objetivo é manter a ordem e a segurança nesses locais, com a participação de operadores da Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (Cime). A Secretaria também enviará esforços para localizar evadidos e foragidos da Justiça, atuando de forma integrada com todos os órgãos envolvidos.
A Operação "Impulsus 2"conta com a participação das polícias Civil, Militar e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Marituba, Secretaria de Trânsito e Transporte de Marituba e Guarda Civil Municipal de Marituba, e a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marituba e do Conselho Tutelar do município.