Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Operação ‘Impulsus 2’ em Marituba conclui com mais de 1.600 abordagens em dois dias

Ações preventivas e repressivas garantem mais segurança à população do município e evidencia o compromisso do governo com a defesa social

Por André Macedo (SEGUP)
21/09/2025 17h13
Agente de trânsito verifica a habilitação do condutor e a documentação da motocicleta em barreira montada em Marituba

Com objetivo de enfrentar a criminalidade com medidas preventivas e repressivas, assegurando à população mais tranquilidade com a segurança reforçada, a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com órgãos do sistema estadual e municipal de segurança, finalizou neste domingo (21) a “Operação Impulsus 2”, em Marituba. Em dois dias de atividades, os agentes realizaram 1.679 abordagens, 12 prisões e fiscalizaram 26 estabelecimentos comerciais.

O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, comentou a produtividade da operação, que alcançou seu objetivo, ofertando maior presença policial para coibir o cometimento de crimes.

Agentes da polícia civil se preparam para as ações da Operação Impulsus 2, de prevenção e repressão ao crime em Marituba

“Operação Impulsus 2 demonstrou o compromisso do Governo do Pará com a proteção da população. As 1.679 abordagens realizadas, as doze prisões efetuadas e os 26 estabelecimentos fiscalizados refletem o trabalho árduo e a dedicação das nossas forças de segurança em garantir a ordem e a tranquilidade em Marituba”, disse.

Ele completou: “esses resultados expressivos são um indicativo claro de que estamos no caminho certo. Agradeço o empenho de todos os envolvidos e reafirmo o nosso compromisso de continuar investindo em ações e estratégias que promovam a segurança e o bem-estar da população paraense”, concluiu.

Produtividade – Iniciada na sexta-feira (19), a operação tinha com área operacional o município de Marituba com foco principal nos bairros Santa Clara e Santa Lúcia, Conjunto Albatroz, Canaã, Almir Gabriel, Novo Horizonte, Nova União, São Francisco, União e Beija-Flor, e na área conhecida como Invasão do Japonês.

Ao todo foram 1.679 abordagens, entre carros, motos, bicicletas e pessoas. A Polícia Militar prendeu 10 pessoas, duas das quais por tráfico de entorpecentes. Apreendeu ainda 3 celulares e recuperou um automóvel.
Em dois dias de operação foram 26 estabelecimentos fiscalizados, sendo identificados 8 com atividades regulares e documentação de acordo, 7 foram notificados, 1 recebeu orientação por poluição sonora, 8 tiveram suas atividades encerradas e 2 foram interditados pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Policiais e bombeiros fiscalizam bares e boates durante a Operação Impulsus 2, que envolveu vários bairros de Marituba

Segundo a Secretaria de Administração Penintenciária (Seap), os índices de violações em Marituba praticamente zeraram. A delegacia de Polícia Civil fez o cumprimento de mandado de prisão por sentença condenatória de uma pessoa, condenada por crime de roubo qualificado. Outra prisão, em ação de barreira, ocorreu por motocicleta com sinais identificadores adulterados.

No trânsito, as equipes do Departamento de Trânsito e das secretarias de Segurança Pública e Defesa Social de Marituba e de Trânsito e Transporte de Marituba, com apoio da Guarda Civil Municipal de Marituba fizeram 67 autuações, sendo 10 por conta de licenciamento, 17 por condução sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), 16 por ausência de capacete, 5 por placa em desacordo, 4 por sistema de iluminação adulterada, 3 por mau estado de conservação, 5 por ausência de lentes corretoras de visão e 7 por criança sem dispositivo de retenção. Foram emitidas ainda duas infrações por escapamentos irregulares, uma prisão por alcoolemia, 7 apreensões de veículo e 7 remoções de motocicletas.

Participaram da operação as polícias Civil, Militar e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Marituba, Secretaria de Trânsito e Transporte de Marituba e Guarda Civil Municipal de Marituba, e a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marituba e do Conselho Tutelar do município.