Uepa e Sespa participam do I Seminário do Pará SUS Digital, no "Programa Agora Tem Especialistas"
Uepa já atua no atendimento especializado em sistema digital on-line

Nesta quarta-feira (24), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebe o I Seminário do Pará SUS Digital no Programa Agora Tem Especialistas, realizado pela Secretaria de Informação e Saúde Digital, do Ministério da Saúde, em articulação com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), a partir de 8h30, no auditório do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), com a participação do ministro da saúde, Alexandre Padilha. O evento aborda discussões sobre como as inovações tecnológicas digitais on-line podem ser aliadas nos atendimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive dentro do recém-criado "Agora Tem Especialistas", aliando duas características fundamentais: agilidade e qualidade.
De acordo com o Ministério da Saúde, o "Programa Agora Tem Especialistas" viabiliza um atendimento “mais rápido para os pacientes que precisam de consultas, exames, cirurgias, tratamentos oncológicos e demais atendimentos especializados da rede pública”. Trata-se de uma fusão do Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), criado em 2023, e do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), de 2024.
O Estado do Pará foi escolhido para realização do I Seminário pela sua diversidade geográfica e representatividade das 13 Regionais de Saúde, consolidando-se como cenário estratégico, por já possuir uma diversidade de serviços de Saúde Digital em mais de 100 municípios.
O encontro busca apresentar o Programa SUS Digital e sua integração ao "Programa Agora Tem Especialistas", com ênfase no Estado do Pará. A pactuação de compromissos entre governo federal, estadual, municipal e parceiros institucionais, assegurando engajamento e corresponsabilidade, além do alinhamento estratégico e das pactuações institucionais necessárias para o início do projeto da Clínica Integrada SUS Digital, também são objetivos do Seminário.
Saúde digital na Uepa
A Uepa é uma das instituições que já atuam na ponta, conectando tecnologia e assistência. “Nosso projeto integra múltiplas ofertas de telessaúde em um fluxo unificado de acesso, garantindo que o paciente seja atendido no tempo adequado e por um especialista qualificado”, explica a coordenadora da Assistência Médica e Enfermagem, Caroline Oliveira Barcelos.
Os atendimentos são realizados por médicos especialistas em cardiologia, neurologia, urologia, reumatologia, dermatologia e ortopedia e também envolve estudantes bolsistas dos cursos de enfermagem e medicina, que acompanham cada consulta. Para os estudantes, é uma oportunidade única de vivenciar o cuidado integrado e aprender com os profissionais que estão no dia a dia da assistência, relata uma bolsista de medicina.
Atualmente, 27 municípios fazem parte do plano de trabalho da Uepa: Altamira, Ananindeua, Belém, Benevides, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canãa dos Carajás, Comunidade Boa Vista/Quilombo-Oriximiná, Curionópolis, DSEI /CASAI - Altamira, Eldorado dos Carajás, Itaituba, Jacareacanga, Marabá, Marituba, Novo Progresso, Oriximiná, Palestina do Pará, Parauapebas, Piçarra, Santa Bárbara do Pará, Santarém, São Domingos do Araguaia, São Félix do Xingu, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia, São Miguel do Guamá, Tucumã e Tucuruí.
“Temos parceiros em localidades como Altamira, Marabá, Santarém, Tucuruí, entre outros. Isso nos permite levar o atendimento especializado para populações que, muitas vezes, teriam que se deslocar grandes distâncias para ter acesso a esse tipo de serviço”, reforça Barcelos.
O fluxo de atendimento também foi desenhado para ser simples e ágil. O paciente procura a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município, passa pela avaliação com o clínico geral e, quando há necessidade, é feita a guia de referência para o especialista. “Se o município faz parte da nossa rede, a própria equipe local agenda a teleconsulta conosco. Isso encurta o tempo de espera e melhora a resolutividade”, completa a coordenadora.
Serviço:
Quando: 24 de setembro de 2025
Horário: 8h30 às 17h30
Local: Auditório da Ueafto – Universidade do Estado do Pará (Uepa), Centro de Ciências Biológicas e da Saúde.
Endereço: Travessa Perebebuí, 2623 – Marco, Belém – PA