Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Servidores do Igepps participam da oficina "Prática de Design Thinking", com foco no usuário

Programas e oficinas incentivam a criatividade e trabalho em equipe na busca por soluções que melhorem a prestação de serviços previdenciários

Por Cácia Medeiros (IGEPPS)
24/09/2025 15h13

Com foco na melhoria contínua dos serviços prestados aos segurados e no fortalecimento da gestão pública, o Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social (Igepps) promove ações que incentivam a criatividade, o trabalho em equipe e a participação ativa dos servidores e colaboradores na construção de soluções inovadoras. Entre as iniciativas, a oficina "Prática de Design Thinking" aborda temas como inovação no setor público, mentalidade inovadora, inovação aberta, inteligência artificial e redes de inovação.

"Estamos tendo oportunidade de aplicar os conceitos que já vimos aqui na prática com problemas reais do Instituto. A ideia é que a gente consiga montar ao final da oficina alguns protótipos de solução para os nossos problemas reais", explicou Marcella Takeshita, técnica previdenciária e presidente do Comitê de Inovação e Transformação Digital do Igepps, criado em maio deste ano, com participação de servidores de diferentes setores, para fomentar a cultura colaborativa de inovação no órgão.

Os trabalhos são conduzidos por Anna Krüger, servidora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina e especialista em metodologias de inovação e facilitadora de processos de Design Thinking. Usando a experiência adquirida em mais de 20 anos de atuação no setor público, ela destacou o uso de exemplos concretos e práticas aplicáveis à realidade do Igepps.

"Essa capacitação traz um passo a passo sobre como resolver problemas de uma forma diferente do que fazíamos antes. Funciona no mundo inteiro, em órgãos privados e públicos, e temos incentivado muito isso para apoiar uma melhoria no serviços públicos. Com relação ao Igepps, os benefícios são inúmeros e tem relação com proporcionar resolução de problemas de forma colaborativa, com mais foco no usuário, experimentando soluções novas, com espaço de segurança pra gente acertar, errar e implementar soluções mais novas e mais experientes", destacou Krüger.

“Estou gostando muito da oficina. Ela está fazendo com que a gente coloque no papel ideias e pensamentos, e trabalhando em grupo conseguimos pensar em soluções para melhorar o trabalho em benefício dos servidores, aposentados e dos pensionistas do Estado”, analisou Cynthia Simões, técnica de Administração e Finanças.

Como parte do programa "Líderes do Futuro", a oficina integrou uma série de ações realizadas nos últimos meses, para valorização do conhecimento interno e estímulo à criação de soluções inovadoras aos desafios da previdência estadual. 

"Essas ações visam não apenas modernizar os processos internos, mas também consolidar um ambiente de trabalho mais integrado, participativo e alinhado às diretrizes de transformação digital e inovação no setor público”, disse Marcella Takeshita. 

Programas

Além de oficinas de cocriação, destacam-se programas de capacitação e desafios internos que estimulam o protagonismo dos profissionais na identificação de oportunidades de melhoria no uso de tecnologias e na adoção de práticas mais eficientes e sustentáveis. 

"Esse movimento do Instituto em implementar ferramentas de Inovação é excelente. A gente abraça a ideia com dedicação pensando no aprimoramento dos serviços prestados aos nossos usuários”, pontuou Alberto Nogueira, coordenador do Núcleo de Atenção Psicossocial do Igepps, setor responsável pela realização de ações de educação previdenciária. 

O próximo passo do Igepps será implementar o "Projeto Compartilhando Conhecimento", para transformar o Instituto em um ecossistema de aprendizagem contínua, incentivando os servidores a socializarem experiências adquiridas em cursos, eventos e projetos estratégicos, fortalecendo a cultura organizacional e consolidando a memória institucional. 

Outra iniciativa será um "Circuito de Inovação", que vai reunir servidores e especialistas com o objetivo de propor soluções práticas e aplicáveis aos principais desafios do Igepps e gerar resultados concretos em curto e médio prazos. O projeto deve ampliar a interação do Instituto com universidades, startups e demais atores da inovação, fortalecendo ainda mais a cultura de transformação no âmbito da Autarquia.

A valorização das ideias e do potencial criativo de cada colaborador é vista como um diferencial estratégico para a excelência na gestão previdenciária.

“Acreditamos que a capacitação, a inovação e o investimento tecnológico são as melhores formas de proporcionar um serviço ágil, confiável e de qualidade para os usuários de nossa previdência social. Por isso, o Igepps tem executado essa política estratégica de modernização com valorização dos servidores, visando o atendimento pleno e satisfatórios aos beneficiários”, avaliou Washington Albuquerque, presidente do Instituto.