Seaster participa de mutirão para pessoas em situação de rua, em Belém
A ação contou com a participação de órgãos municipais e estaduais, e a parceria do Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal Regional do Trabalho da 8° Região, Tribunal de Justiça do Pará e Justiça Federal
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), participou nos dias 23 e 24 de setembro do Mutirão "Pop Rua Jud Pará", na Praça Dom Pedro II, bairro da Cidade Velha, em Belém. Na ação, a Seaster realizou 381 atendimentos, entre encaminhamentos para capacitações, cadastro no Sistema Nacional de Empregos (Sine), emissão de carteira de trabalho e carteira de artesão, orientação nutricional e distribuição de alimentos.

"Pop Rua Jud Pará' é uma iniciativa da política nacional judicial de atenção às pessoas em situação de rua, juntamente com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que visa oferecer atendimentos voltados especificamente às pessoas em situação de rua, garantindo acolhimento humanizado e viabilizando o acesso aos direitos fundamentais de cidadania.
O mutirão contou com a participação de diversos órgãos municipais e estaduais, além da parceria dos principais órgãos judiciários, como o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE), Tribunal Regional do Trabalho da 8° Região (TRT-8), Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) e Justiça Federal.
“É com muita satisfação que realizamos, aqui em Belém, mais uma edição da ‘Pop Rua Jud’. Esta ação é voltada especialmente para a população em situação de vulnerabilidade, garantindo acesso aos serviços fundamentais de cidadania, assistência e dignidade. Durante todo o dia oferecemos atendimentos de saúde, com consultas médicas, serviços de higiene pessoal, como banho, corte de cabelo e distribuição de kits, além de emissão de documentos, orientação jurídica e encaminhamentos para a rede de assistência social. Também tivemos apoio especializado do psicossocial, acolhimento e encaminhamento para políticas públicas, além da oferta de alimentação e atividades culturais. Nosso objetivo é aproximar o poder público da população em situação de rua, promovendo direitos, inclusão e respeito”, destacou Rodrigo Valdez, coordenador do "Pop Rua Jud".

Atendimento ágil - A Seaster atuou de maneira efetiva, com uma série de serviços destinados a atender diretamente às demandas da população em situação de vulnerabilidade. “Eu vim hoje até aqui porque precisava muito tirar meus documentos novos, já que os meus tinham sido roubados. Eu não imaginava que seria tão rápido e organizado. Fiquei realmente impressionada com a agilidade do atendimento e o cuidado das equipes. Para quem está numa situação difícil, como eu, ter esse apoio faz toda a diferença. É um alívio poder sair daqui com meus documentos em mãos e com a sensação de que fui bem acolhida” , disse Andréia Batista, artista de rua.
“Realizamos 381 atendimentos nesta ação, momento em que garantimos às pessoas em situação de vulnerabilidade o seu direito às políticas públicas essenciais, possibilitando acesso com a assistência social, oferta de emprego e capacitação, o que gera mais melhoria de vida e faz elas entenderem, também, que é possível ter mais bem-estar e dignidade com o apoio do Governo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Seguimos trabalhando para que mais pessoas sejam beneficiadas com as nossas ações”, ressaltou Inocencio Gasparim, titular da Seaster.

Por meio dessas ações, o Governo do Pará, via Seaster, reafirma o compromisso com uma política pública inclusiva, participativa e voltada à redução das desigualdades sociais, promovendo cidadania para todos.
Colaboração de Melyssa Magno - Ascom/Seaster