Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TREINAMENTO
English Version

Sespa e Força Nacional do SUS farão simulados de incidentes com múltiplas vítimas

A atividade será realizada na Aldeia Cabana e vai alterar trânsito em pontos do bairro da Pedreira, em Belém

Por Mozart Lira (SESPA)
25/09/2025 11h58
Simulados realizados na Aldeia Cabana, em Belém, em anos anteriores

Nos dias 26 de setembro e 03 de outubro, de 06 às 12h, equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS) em parceria com profissionais da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), farão um simulado de incidentes com múltiplas vítimas nas proximidades da Aldeia Cabana, situada na avenida Pedro Miranda, entre travessas Lomas Valentinas e Perebebuí, bairro da Pedreira, em Belém. 

A ação será dividida em duas etapas: no dia 26 de setembro ocorrerá um teste preparatório, e no dia 03 de outubro será realizado o simulado completo nas proximidades da Aldeia Cabana, sempre no horário de 06h às 12h.

O teste do dia 26 servirá para ajustes operacionais e logísticos, garantindo maior precisão na condução do exercício principal. Já o simulado do dia 3 de outubro reunirá equipes de saúde, bombeiros, forças de segurança, hospitais de referência e instituições parceiras, com o objetivo de integrar as respostas diante de situações críticas e emergenciais.

Durante esses dias e horários, haverá fechamento das vias próximas à Aldeia Cabana. O treinamento vai reunir profissionais de saúde, gestores, equipes do Samu, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, hospitais de referência, forças de segurança e instituições parceiras. O objetivo é preparar os envolvidos em respostas integradas a cenários críticos de grande impacto.

Durante a atividade, os participantes serão capacitados em fundamentos do IMV, comando e controle, regulação, triagem, gestão de óbitos, preparação hospitalar e situações específicas, como inundações e colapsos de estruturas.

“Este treinamento representa um marco para nós, que gerimos o SUS no Pará, por justamente reunir diferentes setores – saúde, segurança, defesa civil e instituições locais – em um mesmo exercício é fundamental para salvar vidas em situações críticas”, declara a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Vaz, ao se referir que simulados dessa natureza ajudam a reduzir o tempo de resposta às emergências, aumentando as chances de salvar vidas. 

Simulados realizados na Aldeia Cabana, em Belém, em anos anteriores

A capacitação em Belém faz parte do ciclo de atividades que a FN-SUS está cumprindo em várias capitais brasileiras, a fim de preparar Estados e Municípios para responder de forma cada vez mais integrada e eficiente às emergências em saúde pública. 

A simulação mobilizará equipes locais e nacionais em um cenário de colapso estrutural com múltiplas vítimas, permitindo avaliar, na prática, a integração entre os serviços, os fluxos de comunicação, a articulação de transporte e a prontidão de atendimento, além de identificar oportunidades de melhoria nos protocolos de resposta. 

Simulados realizados na Aldeia Cabana, em Belém, em anos anteriores

Trânsito - O trânsito será fechado nos seguintes perímetros, nos dias 26 de setembro e 03 de outubro, de 06 às 12h: 

Avenida Pedro Miranda com travessa Lomas Valentinas;

Avenida Pedro Miranda com travessa Enéas Pinheiro;

Avenida Pedro Miranda com travessa Pirajá;

Avenida Pedro Miranda com travessa Perebebuí.