PM homenageia 207 anos da Corporação militar com exposição em shopping
Evento aberto com a Banda de Música da instituição, apresentou equipamentos, armamentos, veículos e instrumentos militares, atuais e históricos

Por todo este mês de setembro, a Polícia Militar promove uma diversificada programação para marcar 207 anos de fundação no Pará, data transcorrida no dia 25 deste mês. Criada em 1818, a corporação é uma das instituições estaduais mais longevas e a terceira mais antiga do Brasil. Desde o dia 26 até o domingo (28), foi organizada uma grande exposição em parceria com o shopping Bosque Grão-Pará, situado no bairro Mangueirão, em Belém.
A exposição apresentou para o público equipamentos, armamentos, veículos e instrumentos, atuais e históricos, utilizados pela PM. O aniversário de 207 anos, no dia 25 passado, foi marcado por desfile militar e a corrida Cel. Fontoura, entre outras ações planejadas.

A programação, informa a PM, objetiva festejar os 207 anos e estreitar os laços sociais com a sociedade paraense. Na mostra, no shopping center, unidades operacionais apresentaram seus equipamentos e veículos para os visitantantes, a exemplo do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Batalhão de Ações com Cães (BAC), Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas (ROTAM), 28 Batalhão (Batalhão Águia).
Além disso, a Academia de Polícia Militar "Cel Fontoura" (APM) e o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), destacaram os processos de formação dos militares. O Centro de Memória da PM também participou com um espaço dedicado a destacar os marcos históricos, armamentos, uniformes e veículos antigos utilizados pela corporação.

Reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado, título concedido pelo Governo do Estado e pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), a Centenária Banda de Música da PM também atraiu a atenção de lojistas, comerciantes e frequentadores do estabelecimento comercial, que puderam prestigiar o evento e aproveitaram para registrar o momento.
No encerramento da exposição, na noite do domingo, o comandante-geral da PM, coronel Ricardo Neves, acompanhado do chefe do Estado-Maior Geral, coronel Ariel e de outros oficiais, prestigiaram as apresentações. O comandante da PM ressaltou a importância do evento.

“Hoje viemos prestigiar o encerramento da nossa exposição, consideramos esse evento muito importante, primeiro por celebrar uma data tão importante para todos os militares quando a corporação completa 207 anos de criação. Segundo por ser uma importante ferramenta de aproximação entre a PM e a sociedade. Por isso, fico feliz em observar o grande número de visitantes frequentando os estandes e conhecendo um pouco mais sobre o nosso dia a dia e sobre a nossa história”, destacou o coronel Ricardo Neves.
Texto do Sargento PM Edson Santos