Hospital de Clínicas promove ação lúdica sobre a segurança do paciente
A ação reforça que a segurança do paciente é uma responsabilidade compartilhada entre profissionais de saúde e familiares

No mês dedicado à Segurança do Paciente, o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, desenvolveu, nesta segunda-feira (29), uma programação especial voltada aos acompanhantes da pediatria e das Unidades de Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica. A iniciativa foi realizada pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do hospital e buscou reforçar o protagonismo das famílias no processo de cuidado.

A enfermeira e coordenadora do NQSP, Milena Palheta, explicou que, neste ano, o hospital optou por realizar a atividade dentro das unidades, de forma lúdica e participativa, em vez de um evento no auditório, como em anos anteriores.
“O Ministério da Saúde destacou em 2025 o cuidado com bebês e crianças. Pensando nisso, trouxemos o tema do protagonismo do usuário, usando joguinhos e perguntas simples, para que os acompanhantes participem ativamente. Eles são a última barreira de segurança, muitas vezes identificando falhas antes que elas cheguem ao paciente”, destacou.

Entre os participantes estava Ana Carolina Furtado, 25 anos, moradora do bairro do Tapanã, em Belém, que acompanha o filho Anthony Joaquim, de dois anos e meio, em sua primeira internação e primeira cirurgia no HC.
“Achei importante a programação. Já conhecia alguns protocolos de segurança, mas aqui a gente consegue entender melhor o nosso papel. Como mãe, fico mais segura para participar do cuidado”, afirmou.
Também presente, a avó Ana Laura Machado, 38 anos, vinda de Limoeiro do Ajuru, acompanha a neta Stella Laura, de um ano e dois meses, internada desde o dia 7, à espera de cirurgia corretiva no coração. Para ela, a atividade ajudou a esclarecer dúvidas.

“Eu já conhecia algumas metas de segurança, mas aqui aprendi mais, como a forma correta de higienizar as mãos e os cuidados com a medicação. Foi muito bom, a gente passa a se sentir parte do processo”, avaliou.
Metas de Segurança do Paciente — No ambiente hospitalar, a segurança do paciente é um conjunto de ações realizadas pelos profissionais de saúde para reduzir riscos e assegurar o melhor resultado possível, desde a admissão até a alta hospitalar. Para apoiar essa prática, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu seis metas globais:
Meta 1: identificar o paciente corretamente;
Meta 2: melhorar a eficácia da comunicação;
Meta 3: melhorar a segurança dos medicamentos de alta vigilância;
Meta 4: assegurar cirurgias com local de intervenção correto, procedimento correto e paciente correto;
Meta 5: reduzir o risco de infecções associadas a cuidados de saúde;
Meta 6: reduzir o risco de quedas e lesões por pressão.
Serviço: O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, unidade de saúde do governo do Pará, é referência em cardiologia, psiquiatria e nefrologia. A instituição fica localizada na travessa Alferes Costa, 2000, bairro da Pedreira, em Belém.
Texto: Kelly Barros (Ascom HC)