Hospital Regional do Tapajós leva palestra sobre Segurança e Medicina Ocupacional a alunos da Ufopa
Ação de humanização aproximou acadêmicos de Engenharia Civil da realidade do hospital e destacou a importância da prevenção no ambiente de trabalho
Acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, participaram, na terça-feira (30), de uma palestra sobre Segurança e Medicina Ocupacional, promovida pelo Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, sudoeste do Estado.
A iniciativa ocorreu em parceria com a universidade e contou com a participação de setores estratégicos da unidade hospitalar. A palestra foi conduzida pelas colaboradoras Tatiane Amorim e Raikelly Miranda, do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) do hospital, que destacaram a importância da prevenção de acidentes e da saúde ocupacional.
O estudante Lucas Silva, de 19 anos, observou a relevância do aprendizado.
“Antes eu olhava para o hospital como se nele existissem apenas profissionais da saúde, mas hoje entendi que são vários setores que fazem a unidade funcionar. Além disso, aprendi exatamente como evitar acidentes de trabalho”, disse o acadêmico.
Integração com a comunidade acadêmica
A ação foi coordenada pelo setor de Humanização do hospital, com a analista Maria de Lourdes, e pelo setor de Recursos Humanos, representado por Daiane Nogueira, além da participação da enfermeira Lara Suzan, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP).
Para o professor Mateus Viana, responsável por articular a presença do hospital na universidade, a experiência proporcionou um momento de integração. “É muito importante que os alunos tenham contato com outras instituições, para ampliar o conhecimento. Mesmo sendo da engenharia, eles precisam vivenciar novas realidades e refletir sobre o impacto da atuação do hospital para a região”, explicou.
Importância da ação educativa - A coordenadora de Recursos Humanos do HRT, Daiane Nogueira, ressaltou que a atividade aproxima a população do perfil da unidade. “Levar ações como essa à comunidade acadêmica é uma forma de mostrar a importância da atuação do hospital. Mais do que assistência em saúde, o Regional do Tapajós também tem compromisso educativo, ajudando a formar cidadãos conscientes quanto à segurança no trabalho”, acrescentou.
Referência no sudoeste do Pará - O Hospital Regional do Tapajós é referência em traumatologia e obstetrícia de alto risco. A unidade é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), integrando a rede hospitalar do Governo do Pará.
Com 153 leitos, incluindo Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Adulto, Pediátrica e Neonatal, o hospital tem papel fundamental na descentralização e na ampliação do acesso à saúde especializada em regiões estratégicas do Estado, contribuindo para reduzir desigualdades e oferecer atendimento de qualidade mais próximo da população.
Texto: Sammya Ferreira - Ascom/HRT