PC integra operação de prevenção e repressão a crimes contra pessoas idosas
Ações vão estar nas ruas por todo o mês de outubro, quando é comemorado o aniversário do Estatuto da Pessoa Idosa

A Polícia Civil do Pará, através da Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV), integra a operação “Virtude 2025”. O objetivo é a prevenção e a repressão de crimes contra pessoas idosas, assegurando a proteção integral para colaboração do envelhecimento digno à população paraense. Equipes da Diretoria de Polícia do Interior (DPI) também vão atuar para garantir as ações no interior.
Coordenada a nível estadual pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), as ações da PCPA no âmbito da operação Virtude 2025 iniciam, nesta quinta-feira (2) até o final deste mês.
“A violência contra a pessoa idosa constitui uma das mais graves formas de violação de direitos humanos. As formas mais recorrentes de crimes contra idosos, segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, são a negligência, os maus-tratos, a violência psicológica, patrimonial e física. Para combater estas práticas, todo o efetivo da DAV vai trabalhar realizando palestras, ações educativas de prevenção e de conscientização, tanto sobre os crimes quanto sobre as formas de denúncia, em várias cidades do interior do estado”, destacou a delegada Emanuela Amorim, titular da DAV.

A Operação Virtude 2025 ocorre em alusão ao mês de aniversário do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei nº 10.741/2003) e surge como ação integrada de âmbito nacional, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), através da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) e os órgãos de segurança pública estaduais.
“Serão desenvolvidas também ações educativas, preventivas, ostensivas e repressivas voltadas ao enfrentamento da violência contra a pessoa idosa. Além de estimular a articulação da rede de proteção, fortalecendo a visibilidade das políticas públicas assistenciais voltadas às pessoas idosas”, acrescentou a delegada Emanuela Amorim.

Ações da Polícia Civil
Durante todo o mês de outubro também serão realizados mutirão de tombamento de inquéritos policiais, cumprimento de mandados de prisão; cumprimento de medidas cautelares determinadas pela Justiça, apuração de Disque-Denúncia, orientação técnica às instituições de longa permanência, hospitais, associações comunitárias e entidades de atendimento à pessoa idosa, sobre identificação de sinais de violência, fluxos de denúncia e atendimento, ações preventivas de conscientização, panfletagem, reuniões técnicas de alinhamento de fluxo com a rede de proteção local, entre outras ações.
“No decorrer de outubro, os municípios de Santarém, Salinópolis, Capanema e Castanhal receberão reforço de equipes da DAV que atuam na Região Metropolitana de Belém e executam trabalhos especializados no enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Os policiais destes municípios receberão orientações para melhorar a eficiência de sua atuação e reforçar o atendimento especializado nas delegacias e seccionais locais de cada cidade”, ressaltou o delegado Hennison Jacob, titular da DPI.

A Diretoria de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAV) reafirma seu compromisso com a proteção integral da pessoa idosa, mobilizando suas unidades para uma atuação efetiva durante a Operação Virtude 2025, em consonância com a proposta nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).