Governo do Pará empossa novos conselheiros de segurança alimentar e nutricional
Colegiado tem mandato para 2025-2027, e reúne representantes do poder público e da sociedade civil, para a garantia do direito à alimentação adequada

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), realizou, na manhã desta quarta-feira (1º), a cerimônia de posse dos novos conselheiros do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Conseans-PA).
O colegiado, que atuará no biênio 2025-2027, tem a missão de fortalecer as políticas públicas voltadas à promoção da segurança alimentar e nutricional. De caráter consultivo e propositivo, o Conseans reúne representantes do poder público e sociedade civil, garantindo o direito à alimentação adequada e saudável.
A solenidade marcou um passo importante para a consolidação das políticas públicas de segurança alimentar no Pará. Conforme explica a conselheira Keila Sullivan, o papel do conselheiro é estratégico e assegura direitos fundamentais à população:

“O trabalho do conselheiro envolve discussões, participação em comissões e a construção coletiva de propostas. É por meio dessas comissões que conseguimos articular ideias e transformá-las em ações práticas. Também cabe a nós garantir que a sociedade civil compreenda seus direitos em relação a uma alimentação adequada, saudável e de qualidade. Temos o compromisso de levar informações que muitas vezes não chegam à população. É dar acesso a quem não tem. Isso significa, por exemplo, atuar junto a comunidades em iniciativas como hortas comunitárias, restaurantes populares e outros projetos que ampliem o direito à alimentação”, destacou a conselheira.
Durante a cerimônia, foram apresentadas as prioridades da nova gestão, que incluem o enfrentamento da insegurança alimentar em territórios vulneráveis, a valorização da agricultura familiar, o fortalecimento dos sistemas de abastecimento e o incentivo a práticas sustentáveis de produção e consumo de alimentos.

A conselheira empossada Maria Amujacir, representante da Rede de Educação Cidadã (Recid), reforçou a importância do compromisso coletivo: “Nosso desafio não é apenas a sustentabilidade ambiental ou o desenvolvimento material, mas também garantir a felicidade das mães negras, das mulheres solo, das famílias do campo, das periferias e das favelas. Famílias que precisam de um alimento saudável, capaz de proporcionar mais qualidade de vida, mais felicidade e mais longevidade. Que as famílias possam voltar a sorrir, a viver com dignidade.
A nova composição do Conselho reforça o compromisso do Governo do Pará com a inclusão social e o combate às desigualdades. Ao longo dos próximos dois anos, os conselheiros e conselheiras irão contribuir para a formulação de estratégias que ampliem o acesso da população paraense a uma alimentação saudável, nutritiva e de qualidade.
“Apoiamos todas as iniciativas que promovam a qualidade de vida e o acesso à alimentação, dessa forma, continuamos com as nossas ações, garantindo uma boa alimentação às pessoas em situação de vulnerabilidade, além de reforçar o nosso compromisso para com dignidade e o bem-estar de todos”, disse Inocencio Gasparim, titular da Seaster.
*Com colaboração de Matheus Gomes / Ascom Seaster