Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Com ‘Operação Lasgrael’, Polícia Civil do Pará desarticula esquema de fraude milionária

Segundo investigações, uma quadrilha operava para anular ou transferir dívidas de energia elétrica de forma ilícita

Por Esther Pinheiro (PC)
03/10/2025 19h44

A Polícia Civil do Pará, através da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), da Delegacia de Combate a Crimes contra Concessionárias de Serviços Públicos (DCCCCSP) e apoio da Diretoria de Polícia Especializada (DPE) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (3) a “Operação Lasgrael”. A ação prendeu três suspeitos e teve como objetivo desarticular um esquema de fraude milionário com a falsificação de documentos e inserção de dados falsos no sistema de uma concessionária de energia que atua no Pará. 

Segundo o delegado Cláudio Galeno, titular da DCCCCSP, a quadrilha abria processos fraudulentos para anular ou transferir dívidas de energia elétrica de forma ilícita. “Com isso, clientes comerciais e residenciais eram beneficiados. A estimativa é que os prejuízos causados à concessionária alcancem valores milionários”, explicou. 

Os mandados de prisão e busca e apreensão foram expedidos pela Vara de Inquéritos da Região Metropolitana de Belém. Diante das suspeitas, a concessionária também instaurou um procedimento de apuração interna, o que também possibilitou subsidiar as investigações feitas pela Polícia Civil, conforme explicou o delegado Ricardo Rosário, diretor da DIOE. “Através do sistema interno de compliance e prevenção de fraudes, a empresa identificou indícios de conduta irregular e instaurou processo de auditoria interna e acionou as autoridades policiais”, finalizou o diretor. 

Ao total, a ação também apreendeu um veículo e diversos equipamentos que possibilitavam o funcionamento da fraude. Os presos foram apresentados a exames e seguem à disposição da Justiça. Diligências seguem em andamento para identificar e responsabilizar os demais envolvidos no esquema.