Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTEGRAÇÃO
English Version

Helder apresenta Parque da Cidade a Ricardo Lewandowski e alinha segurança integrada para a COP30

Governador destaca preparação das áreas da Blue e da Green Zone; ministro elogia organização, estética e avanço das instalações em Belém

Por Arthur Sobral (SECOM)
10/10/2025 19h14

O governador Helder Barbalho apresentou ao ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, o Parque da Cidade, local que vai sediar os debates da COP30. A visita técnica percorreu a área de lazer do parque — com quadras esportivas, ginásio poliesportivo, parque aquático, playground infantil e skate park — e os prédios do Centro de Economia Criativa e do Centro Gastronômico, de onde foi possível visualizar as estruturas modulares provisórias já montadas para o evento que acontece em novembro. No encontro, Estado e União trataram do plano integrado de segurança para o período da conferência.

Acompanharam a agenda Olmo Xavier, diretor de Infraestrutura da COP30; Fernando Ribeiro, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará; Ualame Machado, secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social; e Alexandre Andrade, superintendente da Polícia Federal no Pará.

“Hoje recebendo o Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, que é acompanhado da Polícia Federal, com o seu staff para conhecer todas as ações que estão sendo feitas de preparação da Zona Azul e da Zona Verde, onde acontecerão os momentos da COP30. Também estamos realizando um debate com as forças de segurança locais a respeito do plano de segurança e contingência que possa, por óbvio, deixar a cidade toda preparada para este momento de evento em que teremos as demandas do dia a dia, mas também o incremento populacional e todos os protocolos diplomáticos necessários para que Belém possa estar preparada para este grande momento”, afirmou o governador Helder Barbalho.

O ministro Ricardo Lewandowski elogiou o avanço da montagem das estruturas e a coordenação entre as partes. “Fiquei impressionado com o avanço das instalações, coisa absolutamente inigualável em termos de organização, de estética, de funcionalidade. O Brasil pode se orgulhar da COP que nós vamos oferecer. Tudo está muito bem preparado, extremamente organizado, com entrosamento entre as autoridades estaduais, federais, municipais e, inclusive, da ONU. Não há nenhum ponto falho”, disse.

“Podemos esperar que esta COP será uma das melhores já realizadas”, concluiu o ministro.

Parque da Cidade: legado em operação e preparação final para a conferência

Inaugurado em junho para uso da população, o Parque da Cidade sediou até agosto uma colônia de férias pública que atendeu dez mil crianças, adolescentes e idosos. Em menos de dois meses de funcionamento, o espaço recebeu mais de 670 mil visitantes, consolidando-se como novo polo de lazer e convivência em Belém.

Implantado na área de um antigo aeroporto, o parque ocupa 500 mil m² e ganhou uma extensa área verde com mais de 2.500 árvores. Desde 18 de agosto, o local está fechado ao público e sob responsabilidade do governo federal e da ONU para a instalação das estruturas temporárias dos pavilhões de negociação e das plenárias da Blue e da Green Zone, etapa final de preparação para a COP30.