Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA SOCIAL
English Version

Usinas da Paz oferecem estrutura e serviços para o lazer e desenvolvimento da infância

Somente em 2025, cerca de 18 mil crianças foram beneficiadas diretamente pelas atividades esportivas, culturais e educacionais gratuitas

Por Valéria Nascimento (SECOM)
12/10/2025 15h48

Às vésperas de mais um Dia das Crianças, celebrado neste domingo (12), as Usinas da Paz celebram os resultados de um trabalho contínuo que vem transformando vidas e oferecendo oportunidades de crescimento para crianças em todo o Pará. Desde a inauguração da primeira unidade do maior complexo de cidadania da América Latina no Estado, em 2021, milhares de crianças têm encontrado nas Usinas um espaço de convivência, aprendizado e sonhos. 

Somente em 2025, cerca de 18 mil crianças já foram inscritas e beneficiadas diretamente pelas atividades esportivas, culturais e educacionais oferecidas gratuitamente nos complexos de cidadania do Governo do Estado. Com áreas amplas, estruturadas e seguras, as Usinas da Paz dispõem de espaços como quadras esportivas, piscinas, teatros, brinquedotecas, bibliotecas infantis, salas de música, laboratórios de informática e espaços de estudo e convivência, onde diariamente meninos e meninas participam de oficinas de capoeira, dança, teatro, artes, reforço escolar e leitura, além de projetos de iniciação esportiva e musical.

Para muitos moradores, o espaço representa um novo horizonte, como conta o aposentado Simplício Tavares, pai da jovem Kayane Silva, de 7 anos, aluna das turmas de natação e balé da Usina da Paz do bairro Icuí-Guajará, em Ananindeua. “Minha filha é uma criança hiperativa, então a Usina da Paz está ajudando muito. As crianças merecem esse carinho e essa atenção que encontramos aqui. Toda a equipe está de parabéns por fazer o melhor pelas crianças do nosso bairro. A Usina é muito importante para todos nós”, disse o morador da Região Metropolitana de Belém. 

Emoção - Do bairro do Guamá, em Belém, a moradora Ivone Santos se emociona ao contar como a Usina da Paz ajudou sua neta, Iandra Radassa, a realizar o sonho de dançar balé. “Minha neta sempre gostou de dança e a Usina nos ofereceu essa possibilidade. Há 3 anos ela faz parte da turma de balé e isso está sendo muito importante para melhorar o comportamento dela. É um serviço que contribui para o crescimento dela na vida”, disse Ivone. “Gosto muito das professoras e de tudo que a Usina me oferece”, concluiu Iandra.

Segundo a secretária de Articulação e Cidadania, Elieth Braga, o trabalho com o público infantil é uma das prioridades nas Usinas da Paz. “As crianças são o coração da comunidade. Quando oferecemos a elas oportunidades de aprendizado, esporte e cultura, estamos construindo um futuro melhor. As Usinas da Paz foram pensadas para acolher, proteger e inspirar nossos pequenos cidadãos”, destacou.

Serviço - Além do atendimento cotidiano, as Usinas da Paz realizam, neste mês de outubro, uma série de programações especiais pelo Dia das Crianças, com brincadeiras, apresentações culturais e momentos de convivência.

Todas as atividades oferecidas para o público infantil nas 17 Usinas da Paz em funcionamento são gratuitas. As inscrições são feitas presencialmente em cada unidade, de acordo com a quantidade de vagas disponíveis. As programações completas de cursos e oficinas podem ser consultadas também nas recepções de cada Usina ou por meio do Instagram oficial: @usinasdapaz.