Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO
English Version

Estado investe em qualificação e certifica mais de 100 pesssoas em três cursos

A ação oriunda do projeto “Alimentando Oportunidades”, busca garantir a qualificação e certificação para os profissionais do setor produtivo e alimenticío, além de garantir que todos sigam os padrões adequados de qualidade e segurança nos serviços

Por Luana Taveira (SEASTER)
24/10/2025 15h03

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), promoveu, nos dias 22 e 23 de outubro, cursos integrados ao projeto “Alimentando Oportunidades”, com as capacitações em compostagem, manipulação de alimentos e boas práticas de alimentação. A ação contou com a participação de 105 pessoas que atuam na área alimentícia e ocorreu na Escola Técnica Professor Francisco das Chagas Ribeiro de Azevedo, localizada em Icoaraci.

A Seaster, por meio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan), promoveu os cursos com o objetivo de assegurar a segurança alimentar e as boas práticas, além de impulsionar a economia local, gerando mais emprego e renda.

“Trabalho com a minha mãe, a gente vende comidas típicas e, para mim, foi uma satisfação participar do curso de manipulação de alimentos, porque a gente sempre tem algo que precisa aprender cada vez mais. Aprendemos sobre o uso adequado do EPI, armazenamento dos materiais, a temperatura. A questão da tábua, ele falou, ele disse que tem que ser tábua ou de vidro ou de silicone. Eu não sabia, para mim é uma novidade, então eu vou trocar. Eu uso plástico ainda, não sabia. Então, tudo que vem somar para o nosso conhecimento é de grande satisfação, porque a gente trabalha com a saúde da população”, disse a cozinheira Leila Silva.

Durante a capacitação no curso de compostagem, os participantes receberam orientações teóricas e práticas sobre o processo de construção de composteiras, a utilização de sobras de frutas e legumes como adubos que podem ser utilizados na agricultura, jardins e plantações, substituindo o uso de produtos químicos.

“Esta técnica traz muitos benefícios ao meio ambiente, tanto para o solo que recebe o adubo quanto para a redução do lixo destinado aos aterros sanitários, minimizando a poluição de rios. Reaproveitar os resíduos orgânicos produzidos nas residências e provocar a reflexão sobre as relações entre as pessoas, o consumo e o meio ambiente é parte do objetivo da oficina de composto orgânico. Nela, a gente mostra como reaproveitar ao máximo o que poderia virar lixo e como transformar isso em um composto orgânico, que pode ser usado para adubar jardins, hortas ou ser comercializado, gerando renda extra à família”, destacou  a técnica da Seaster, Thaynara Veigas.

A ação oriunda do projeto “Alimentando Oportunidades”, busca garantir a qualificação e certificação para os profissionais do setor produtivo e alimentício, além de garantir que todos sigam padrões adequados de qualidade e segurança nos serviços. Ao final da capacitação, os participantes receberam a carteira de manipulação de alimentos e a certificação dos referidos cursos executados.

“Eu trabalho com doce, suco, de tudo um pouco e nossa capacitação foi muito boa para limpeza e higiene física nossa mesmo. Saber como utilizar qualquer material, até nos cortes, foi muito bom. Nós aprendemos hoje como cortar de forma exata, com todos os cuidados. Eu gostei mesmo, eu vou levar, assim, muitas coisas boas”, relatou Rosa de Souza.

“O governo do Pará, por meio da Seaster, executa o projeto ‘Alimentando Oportunidades’, reafirmando o seu compromisso para com a garantia de políticas públicas que promovam mais dignidade, geração de emprego e renda, além de fomentar a qualificação direta aos trabalhadores da área alimentícia”, disse o secretário adjunto de assistência social, Valdo Filho. 

*Colaboração de Melyssa Magno-Ascom/Seaster