Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROMOÇÃO INTERNACIONAL
English Version

Famtour com operadores europeus fortalece ecoturismo e turismo de base comunitária em Alter do Chão

A viagem de familiarização foi uma realização da Embratur em parceria com o Sebrae e apoio institucional da Setur

Por Sâmia Maffra (SETUR)
24/10/2025 17h24

Um dos destinos mais exuberantes e autênticos do Brasil, Alter do Chão (Santarém), recebeu, na última semana, entre os dias 17 e 24 de outubro, oito operadores de turismo da Alemanha, Itália e França para uma imersão na cultura, nas riquezas naturais e vivências na Amazônia paraense durante o “Famtour Experience Brasil”. A viagem de familiarização foi uma realização da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e apoio institucional da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), com o objetivo de fortalecer a comercialização de roteiros de ecoturismo e de base comunitária no mercado internacional.

A meta é diversificar a oferta de destinos brasileiros no portfólio das operadoras, proporcionando um conhecimento aprofundado sobre as experiências autênticas que o Pará oferece. Durante oito dias de programação, os participantes tiveram contato direto com a rede de parceiros locais, incluindo hotéis, guias de turismo e comunidades ribeirinhas, fomentando novas oportunidades de negócios e fortalecendo a cadeia produtiva do turismo na região.

No itinerário do grupo, os operadores participaram de experiências como uma trilha de ecoturismo na Floresta Nacional do Tapajós e do ritual da Piracaia, um tradicional luau amazônico com peixe assado na brasa à beira do rio. Além dessas, os operadores tiveram experiências culturais, como a apresentação de carimbó no Centro de Referência Mestre Chico Malta. A programação contou ainda com passeios fluviais pelo lago Maicá, canal do Jari e lago Negro, explorando a fauna e flora aquática. Também estiveram na programação visitas a comunidades indígenas, como Coroca e Urucureá, onde os visitantes tiveram experiências de pinturas corporais e produção de artesanato da palha do tucumã. 

O grupo participou ainda do encontro de relacionamento Experience Brasil, onde os operadores europeus se conectaram com o trade turístico local em rodadas de negócios, facilitando a criação de pacotes e parcerias comerciais. As atividades aconteceram em Santarém, Alter do Chão e Belterra. 

O secretário da Setur, Eduardo Costa, avalia o Famtour como importante para mostrar que o Pará tem se posicionado como destino do ecoturismo e que valoriza as comunidades tradicionais “A vinda desses operadores é estratégica, para promover conhecimento sobre o destino Pará que é rico em natureza, em cultura e em hospitalidade. Também é o momento para promover networking, aumentar a visibilidade dos produtos turísticos e otimizar a comercialização no mercado europeu”, sinaliza o titular da Setur.

“Receber os representantes de operadoras de turismo da Alemanha para conhecer um pouco de Alter e região foi muito importante, pois a ação fortalece a imagem do destino Pará. De forma integrada, os resultados são mais efetivos. O plano Brasis elencou o mercado alemão como prioritário para o Pará, por esse motivo se faz necessário um planejamento estratégico integrado para buscar aumentar a competitividade e atrair mais turistas internacionais para o Pará”, avalia Allyson Neri, técnico da Setur que acompanhou a realização do famtour.

Ecoturismo/ Turismo de Base Comunitária 

Segundo a Embratur, o ecoturismo é um segmento com grande potencial de geração de negócios, principalmente pela conexão com o envolvimento com as comunidades locais e a conservação do meio ambiente. O Brasil possui características ímpares, que permitem ser um dos principais países no mundo com potencial para o aumento do turismo de natureza, com biomas diversos, clima favorável e experiências turísticas únicas. A promoção do Brasil deve focar nas experiências brasileiras singulares e autênticas, que evidenciam a biodiversidade e a riqueza cultural do país em comparação a outros destinos concorrentes.

Mercado emissivo

A Alemanha é o maior emissor de turistas da Europa e o oitavo para o Brasil, com um perfil de viajante que busca cada vez mais destinos sustentáveis, autênticos e com forte conexão com a natureza. Entre janeiro e setembro deste ano, o Brasil recebeu 146.370 turistas alemães, número que representa um crescimento de 16,6% em relação ao mesmo período de 2024. Os principais atrativos do Brasil para esse público são o clima, sol e praia, biodiversidade, cultura e gastronomia.