Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE FEMININA
English Version

Carreta da Mulher realiza mais de 7,5 mil atendimentos durante as ações do "Por Todas Elas"

Mais de três mil consultas especializadas em ginecologia e mastologia foram realizadas em seis municípios paraenses

Por Giovanna Abreu (SECOM)
25/10/2025 08h00

Mais de 7,5 mil atendimentos já foram realizados pela Carreta da Mulher, desde o início de abril deste ano, durante as 27 ações do programa estadual “Por Todas Elas”, promovido pelo governo do Pará. As duas unidades móveis de saúde percorreram os municípios de Belém, Ananindeua, Marabá, Igarapé-Miri, Canaã dos Carajás e Parauapebas, levando consultas e exames especializados gratuitos para mulheres de todas as idades.

Atendimento especializado e resultados imediatos

Coordenadora do programa Saúde por Todo o Pará, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Marilda Braga explicou que a iniciativa garante o acesso a serviços essenciais de diagnóstico e prevenção.

“Na Carreta da Mulher, nós realizamos procedimentos como consultas com mastologista, ginecologista, mamografias e ultrassonografias ginecológicas, incluindo mama, tireoide, axila, abdome total, vias urinárias e transvaginal. Os resultados são entregues na hora e, se a paciente necessitar de algum tipo de procedimento, é encaminhada ao Hospital da Mulher”, detalhou.

Entre abril e outubro deste ano, foram realizados 1.934 atendimentos em ginecologia, 1.109 em mastologia, 2.417 ultrassonografias, 2.060 mamografias e 129 exames preventivos do câncer do colo do útero (PCCU).

Impacto direto na vida das mulheres

Moradora de Soure, Aurilene Santos foi uma das beneficiadas pela ação, durante a programação do “Por Todas Elas” na Usina da Paz do Bengui, em Belém. Após consulta com o ginecologista, ela foi encaminhada para um procedimento cirúrgico.

“Fui encaminhada para o Hospital da Mulher e estou internada para realizar o procedimento. Todo o atendimento que recebi, desde a ação, foi muito bom. Só tenho a agradecer, porque a gente sabe o quanto esse serviço no particular seria caro e não teríamos condições. Essa ação significa mais qualidade de vida e saúde para as mulheres, inclusive do interior do Estado”, contou emocionada.

Compromisso com o cuidado e a cidadania

Para a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, a Carreta da Mulher tem papel fundamental dentro do programa.

“A Carreta da Mulher tem sido um instrumento essencial nas ações de cidadania do programa Por Todas Elas. Por onde passa, ela leva atendimento, cuidado e acolhimento às mulheres paraenses, garantindo o acesso a serviços de saúde, prevenção e orientação. Essa é uma iniciativa que reforça o compromisso do Governo do Estado em estar cada vez mais próximo da população, especialmente das mulheres que mais precisam desse olhar de atenção e respeito”, destacou.